"As coisas são porque as vemos, e o que vemos, ou como vemos, depende das artes que tenham influído em nós." Oscar Wilde
Na imagem acima, releitura de uma obra do Renascimento, a intenção foi trabalhar a massa de cor sem a preocupação com a linha, o que se observa, principalmente, no rosto das figuras.

O trabalho acima, é releitura da obra A Anunciação. Observa-se no trabalho que a intenção maior foi usar as cores, o material e a técnica de forma diferente da obra de Leonardo da Vinci, artista do Renascimento.
Quando o artista faz uma releitura, ele aumenta sua percepção e a leitura de outras obras, criando uma nova à sua maneira.
Quando Velasquez foi censurado por ter usado uma gravura de uma pessoa desconhecida, respondeu que não estava plagiando, mas se apoiando em coisas já feitas e que outros fizessem o mesmo com as obras dele, o que realmente aconteceu.
Uma releitura não é uma cópia, nem um plágio, nem falsificação, nem reprodução, é uma obra sobre outra obra e com outra assinatura.
A falsificação é crime, e também a reprodução de um trabalho de arte sem a autorização do artista.
"Almoço na Relva" é uma obra de Manet que causou muita polêmica na época em que foi criada, o século XIX, chocando o público, porque a figura feminina nua não era pintada de forma idealizada, mas realisticamente. No entanto, a pintura provocava uma nova forma de se ver a arte, servindo para que outros pintores a usassem para criarem seus trabalhos.
Veja em:
http://www.flicks.com/photos/duhau/4895391119/
"Anunciação" é uma obra de Leonardo da Vinci, em óleo e têmpera de choupo, que segue os princípios da perspectiva linear, como faziam os mestres do Renascimento, e revela como eram importantes as lições que recebia de Verrochio. Na época ele tinha cerca de vinte anos. Da Vinci pintava, basicamente, retratos e temas religiosos, mas fazia também muitos desenhos com diferentes materiais, tais como: pena, creiom, ponta de prata, etc.
"Não há prova documental relativa a esta pintura, mas ela é de tão alta qualidade que a maioria dos estudiosos consideram-na obra-prima de Leonardo elaborada provavelmente logo depois que ele ingressou como "mestre" na Corporação dos Pintores de Florença. As flores sobre a relva foram pintadas com a precisão de botãnico e as asas do anjo tiveram como modelo as asas de um pássaro." Revista Os Grandes Artistas - Nova Cultural
Veja em:
http://www.flickr.com/photos/duhau/4895301407/inphotostream/