A Arte na escola
A disciplina Arte nas escolas deve desenvolver a percepção, a criatividade, a habilidade, a socialização, a espontaneidade, de forma lúdica e significativa para o aluno, ou seja, com uma atividade de criação, tendo como resultado um trabalho próprio. Através da atividade lúdica, do brincar __que é a linguagem da criança__ela se expressa, se conhece e se reconhece no resultado da atividade.
Mas é necessário também que haja reflexão, que desenvolva o seu senso crítico, que o aluno perceba a Arte como uma linguagem capaz de influenciar a sociedade e ser influenciada por ela, um elemento transformador da sociedade, como no exemplo abaixo.
Obra de Henri Matisse influenciando a moda
Então, o aluno deve, além de produzir, fruir a Arte, conhecer obras e artistas de várias épocas e locais. Reflexão, produção e fruição é o que propõe a metodologia triangular da arte-educadora Ana Mae Barbosa, metodologia que faz parte dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
O objetivo da Arte na escola não é transformar o aluno num artista, mas desenvolver os seus sentidos, alfabetizá-lo nas linguagens artísticas, possibilitar que ele conheça os elementos da linguagem e as suas modalidades. Ela é um instrumento pedagógico, serve para educar, para refinar o ser, através do sensível, dos sígnos, dos símbolos da Arte.
Nas Artes Visuais, por exemplo, o aluno deve ter noções de cor, a partir das cores primárias, secundárias, terciárias, complementares, frias, quentes, neutras, etc.
Abaixo estão exemplos da produção de meus alunos, cujo conteúdo são alguns elementos da linguagem: cor e forma
Cores Primárias: amarelo, azul cyan e magenta
A primeira atividade possibilitou uma experiência com dobradura, com as características dos materiais, ou seja,
a transparência do papel celofane e a opacidade do suporte__ o papel ofício__, e com forma, através do desenho criado pelo próprio aluno.
Cor Primária Amarela - Hélida - aluna da 6a. série
Cor Primária Azul cyan - Hélida - aluna da 6a. série
Cor Primária Magenta - Aigan - aluno da 6a. série
Cores Secundárias: verde, laranja, roxo
A segunda atividade possibilitou a experiência com dobradura, recorte de papel ofício, colagem de fragmentos de papel celofane, a característica dos materiais__transparência, opacidade__e com a forma através da criação de desenho do próprio aluno.
Cor Seciundária: verde - Edicley - aluno da 6a. série
Cores Primárias: amarela e cyan = secundária: verde
Cor secundária: roxo
Cores primárias: magenta e azul cyan = cor secundária roxo
Cores Secundárias: roxo, verde e laranja
Cores Primárias: azul cyan e magenta = roxo
azul cyan e amarelo = verde
amarelo e magenta = laranja
A próxima atividade possibilitou a criação de outras composições com as cores, os materiais e os procedimentos antes experimentados, e a criação de formas próprias dos alunos.
de aluno
Composição com duas cores primárias
de aluno
Composição simétrica com tres cores primárias
Emerson Luiz - aluno da 6a. série
Composição simétrica com tres cores primárias
Célia Maria - aluna
Composição com cores frias e quentes
Regiane - aluna
Composição de forma simétrica, com tres cores primárias
de aluno
Composição com cores frias
Edileuza - aluna da 6a. série
Composição simétrica com tres cores primárias
Os trabalhos abaixo possibilitaram também o uso de outros materiais, ou seja, tinta guache preta para pintar outro tipo de papel, o canson.
de aluno
Composição de forma simétrica, com tres cores primárias
de aluno
Composição de forma simétrica, com tres cores primárias
de aluno
Composição de forma simétrica, com cores primárias e terciárias
Mariane - aluna
Composição com forma simétrica, com cores primárias e secundárias
aluno
Composição de forma simétrica, com cores primárias e terciárias
de aluno
Composição em forma radial, de rosácea
de aluno
Composição em forma radial, de rosácea
de aluno
Composição em forma radial, de rosácea
Após a exposição dos trabalhos, os alunos puderam comentar, fazer uma reflexão sobre os tipos das formas criadas__ figurativas, geométricas, simétricas, assimétricas, tipos de linhas, cores, os materiais com transparência e os com opacidade.
Depois também puderam perceber o efeito da luz e os elementos trabalhados anteriormente na fruição de obras de arte como os vitrais das obras arquitetônicas de diferentes épocas, lugares e artistas, como por exemplo:
Vitrais em azul, amarelo e verde, de Henri Matisse
na Capelado Rosário, em Vence, França - 1952
Vitrais de Beatriz Milhazes
na Pinacoteca de São Paulo, Brasil
Vitral de Chartre, Paris - França
Vitral de Tiffany
Agora você também pode fazer as suas experiências com cor, transparência, opacidade e forma.
Fonte: Imagens do Google
Nota: Os trabalhos de alunos desta postagem não são recentes.