Neles também usei o grafite, explorando luz e sombra, através do tema retrato.
As expressões faciais também contribuem para a ilusão de realidade, pois elas é que mais revelam sobre as emoções de uma pessoa.
Retrato
Há várias possibilidades para se fazer um trabalho com este tema. Pode-se fazer retratos de um indivíduo, de mais de um, de um grupo e de imaginação. Alguns retratos mostram as características das pessoas, outros mostram uma forma idealizada, há os que refletem sobre o caráter da pessoa __ como vemos nas charges ou nas caricaturas. Há os imaginários , quando não se conhece a pessoa, há também os que mostram uma obra de arte, e neste caso não existe uma semelhança física do retratado. Há retratos da pessoa de corpo inteiro, sentada, em desenho, com linha de contorno, de forma realista com luz e sombra, onde se percebe a figura e o fundo.
A expressão é muito importante no retrato. É necessário captar e transmitir os aspectos da personalidade do retratado, a forma, os traços da fisionomia da pessoa e trabalhar os tons de maneira adequada para dar volume à figura. O modo como o trabalho é executado é de suma importância.
grafite s/ papel - 31 x 21.5 cm
" (...) o tratamento estético dado ao corpo humano traduz nosso desejo de perpetuação. " (Edith Derdyk)
"O corpo é. A figuração representa. O corpo é o ente físico e palpável, (...). O corpo é a testemunha da nossa existência, documento vivo. A figura é o que a gente vê (...), o significado daquilo que o corpo emana, sendo no mundo. A figura representa a imagem do corpo ao outro, comunicação silenciosa (...). O corpo é efêmero, a figura é eterna ao edificar sua imagem e sua representação."(Edith Derdyk)
grafite s/ papel - 31 x 21.5 cm
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.