A seguir um vídeo do Youtube sobre sombra e luz no desenho de observação.
Os desenhos a seguir foram feitos por meus alunos que observaram a mesma figura mas encontraram soluções diferentes para representá-la.
Sem título - de aluno
grafite s/papel
Desenho de Observação
Desenho de Observação
Esta atividade prática foi enriquecida com informações sobre a História da Arte, sobre as naturezas mortas com maçãs de Cezanne, de Fernando Botero e de outros artistas, através de fitas de vídeo, gravuras, etc.
Agora, observe uma maçã para desenhá-la, e a partir do seu ponto de observação trabalhe a luz e a sombra.
"O objetivo primeiro da atividade cultural é a criação, a interpretação. É a criação que leva à busca, ao encontro, a um conceito próprio. O lúdico, o prazer da descoberta é próprio da criação, o que não acontece com cópia, que é reprodução artística. É preciso ter autonomia para inventar, para criar." (Prof. Luiz Milanese, escritor)
Sem título - Márcio, aluno
grafite s/papel
Desenho de Observação - tema: Natureza Morta
Esta atividade prática foi enriquecida com informações sobre História da Arte, jarros de flores de Van Gogh, de Guignard e de outros artistas, através de livros e revistas de arte, fitas de vídeo e gravuras. Também sobre sombras: própria e projetada.
Veja em:
Durante as aulas os alunos receberam noções sobre o efeito da luz, ou seja, que ao iluminar os objetos eles mudam de aspecto devido a direção que ela toma, devido também à sua quantidade e tipo de luz, que pode ser natural ou artificial, proporcionando o contraste de claro e escuro, os tons com as escalas de valores tonais __ cinza claro, médio e forte, além do preto e branco que é o contraste mais acentuado.
"Acho, sem dúvida. E não é academismo não, é outra história. É deixar aflorar mesmo a personalidade, mostrar características." Tuneu, aluno de Tarsila em entrevista a Ana Mae Barbosa sobre a importância do desenho como gramática básica
"Eu acredito no desenho. Mesmo que você vá fazer só xerox, ou que você vire um fotógrafo, o que importa é que se você tiver um bom desenho, você vai ser um bom fotógrafo...você vê, sabe?" Tuneu
"de fazer as dificuldades desaparecerem e os obstáculos sumirem." (Thomaz Handy) sobre a importância do desenho
Veja em:
No desenho de memória é feita a representação gráfica de alguma forma que se visualizou no passado e o cérebro se lembra de partes, do que é essencial nela, a sua forma básica. Neste caso, pode-se traçar rapidamente o que é mais significativo da imagem, através de um esboço.
Os desenhos a seguir foram feitos por meus alunos que representaram graficamente através de um tema dirigido, ou seja, proposto, a forma básica de um pião que visualizaram no passado.
grafite s/papel
Desenho de Memória
Sem título - de aluno
grafite s/papel
Desenho de Memória
No desenho criativo a forma gráfica é criada pela imaginação ou inspirada por algo real. O desenho criativo pode ser "dirigido", ou seja, com um tema proposto por alguém, e também pode ser "livre", ou seja, com um tema da escolha do desenhista.
O desenho a seguir foi inspirado numa exposição de fotografias do Rio de Janeiro antigo, em preto e branco, onde meus alunos puderam analisar __ além das características da época (paisagem, ruas, casas comerciais, pessoas, escolas, idumentárias, arquitetura etc.)__ os diferentes tons, a luz, as sombras, o claro e o escuro. A partir destas observações, a proposta que dei foi de criarem uma paisagem urbana do Rio de Janeiro do futuro, onde certamente algumas coisas pemanecerão e outras não, enquanto muitas surgirão.
grafite s/papel
Desenho Criativo - c/tema dirigido
Através desta proposta os alunos puderam observar a diferença de costumes, da moda, das construções e da estética do Rio de Janeiro do passado e do atual, percebendo, assim, a possibilidade de mudanças e da diversidade desta cidade no futuro em relação a estas questões, e podendo também desenvolver a sua imaginação.
O desenho a seguir foi feito por aluno que escolheu como tema uma marinha.
Através desta atividade os alunos puderam escolher o tema do desenho, desenvolver a sua imaginação, trabalhar a sua fantasia, o desenho como um meio de expressão, a sua singularidade.
Veja em:
Add caption |
O desenho a seguir foi feito por um aluno meu que escolheu livremente o tema. Observa-se que há no trabalho uma preocupação com o movimento.
grafite s/papel
Desenho de Movimnto
A seguir um vídeo do Youtube sobre desenho com movimento
"A criação artística é um mistério que me escapa, felizmente. Eu tenho medo antes e durante o ato criador; acho-o grande demais para mim." (Clarice Lispector)
O trabalho com todos esses esses tipos de desenho, além do estilizado, do coletivo, do abstrato e de outros, com variadas técnicas e diversos materiais possibilitam o desenho criativo e expressivo.
É importante trabalhar o desenho em preto e branco, porque propicia um olhar mais apurado das imagens. Através desta prática pode-se perceber melhor as formas através dos tons o que será muito útil ao se experimentar as cores e suas nuances.
Agora faça um desenho de observação, um de memória e um criativo.
É importante que a criança e o jovem possam desenvolver sua habilidade e criatividade e, para isso é preciso que o desenho seja visto como uma necessidade de expressão e de conhecimento como os demais conteúdos da escola, consequentemente esta deve abrir um maior tempo para ele.
Nota: Os trabalhos desta postagem não são recentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.