Bem resumidamente, ela é a percepção de uma figura que se destaca de um fundo, é uma estrutura, uma organização, segundo a gestalt__a psicologia da forma. Ela é o próprio conteúdo da obra, segundo Focillon. Para Fechner__filósofo alemão, o primeiro que estudou as relações das formas__as que mais chamam a atenção, se observa e se recorda são primeiramente as geométricas, porque são as mais simples e concretas; em seguida as de animais e plantas e finalmente as extravagantes, as da fantasia, as da imaginação.
Através da minha proposta para a criação de formas com dobradura e recorte de papel__uma atividade que se pode fazer com discentes de variada faixa etária__ meus alunos puderam traçar linhas, trabalhar com cor, transparência e opacidade e usar diferentes materiais: lápis de cor, lápis de cera, caneta hidrocor, tinta guache, tinta para impressão, tinta nankin, tinta acrílica, papel celofone, papel canson e outros.
Com sistematização, através de filmes, livros, gravuras e um caleidoscópio, foi possível aprofundar conhecimentos sobre as tradições trazidas dos Açores para o Brasil como, nos exemplos abaixo, os papéis rendilhados__uma forma artística de folclore__ que eram usados para pedir pão e guloseimas (por isso chamados de Pão-por-Deus) e que mais tarde passaram a ser usados em formato de coração pelos namorados, para pedir amor através de versos escritos no centro.
Rendilhado de papel, Pão-por-Deus
Também panos com vazados e bordados, sobre os quais eram colocados os objetos decorativos nos móveis, foram trazidos pelos portugueses na época do Brasil Colônia. Trata-se de um artesanato feminino, feito pelas mulheres açorianas, assim como as rendas feitas com bilros (peça de metal ou madeira onde se prende a linha) e alfinetes de cabeça, para segurar os fios sobre o modelo.
Bilros
Artesanato com linha e vazados
Um dos tipos de artesanato, em forma retangular
Abaixo, artesanato com formas circulares.
Modelo com várias formas:
circulares, rosáceas, e diferentes tipos de pontos
Tapete de crochê
É feito com agulha de crochê
Abaixo também se pode observar no Pavilhão de São Cristóvão, onde acontece a Feira Nordestina, no Rio de Janeiro, o artesanato nordestino representado na sua fachada.
As obras circulares e rosáceas destes artesanatos foram também observadas pelos meus alunos em vários tipos de obras de arte, como nos ornamentos arquitetônicos das igrejas por exemplo.
Rosácea na parede de Igreja Católica
Rosácea na parede de Igreja Católica
Rosácea no piso de Igreja Católica
As rosáceas dos vitrais com suas cores, sua luz e transparência permitem aos fiéis um clima especial para uma maior espiritualidade.
Rosácea em vitral de Igreja Católica
Rosácea de vitral em Igreja Católica
Os alunos observaram, também, as rosáceas e formas circulares criadas por artistas contemporâneos.
Móbile na cenografia criada por Beatriz Milhazes
Gamboa, 1991 - de Beatriz Milhazes
Vitrais na Pinacoteca de São Paulo - de Beatriz Milhazes
Obra de Alexander Calder
Obra de Alexander Calder
Abaixo, algumas das formas circulares criadas pelos meus alunos. Observa-se que elas são radiadas, ou seja, se repetem por toda a volta.
Ana Carla - aluna
Dobradura e recorte de papel
Ana Carla - aluna
Dobradura e recorte de papel
Suelen - aluna
Dobradura e recorte de papel
técnica de impressão
Lidiane - aluna
Abaixo trabalhos de alguns alunos, com forma retangular. Observa-se que elas são simétricas, ou seja, as formas se repetem dos dois lados, a partir do seu eixo.
Regiane - aluna
Recorte e Colagem s/papel
de aluno
Recorte e Colagem s/papel
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.