Total de visualizações de página

Da Rio 92 a Rio + 20

As questões do meio ambiente
têm sido muito discutidas no Brasil desde a Rio 92: a poluição, o aquecimento global, os meios de transporte, o desmatamento e o lixo das grandes cidades, como os resíduos tecnológicos (pilhas, celulares, etc.), o lixo visual e a reciclagem __ que hoje na Europa é fonte de lucro.

Em São Paulo, a Lei da Cidade Limpa melhorou muito a poluição visual daquela metrópole, acabando com o lixo iconográfico.

A prefeitura do Rio, agora, com decreto baseado nesta lei, proíbe anúncios em outdoors, marquises e nos edifícios da Zona Sul e do Centro, para diminuir a poluição visual.

O  tema meio ambiente da Rio+20, em 2012, uniu alguns colégios da cidade para debaterem e criarem propostas para a solução de problemas que foram identificados por alunos e professores, em diferentes pontos da cidade, tais como o da água, do transporte, da energia, da agricultura e de outros, através da observação direta, da observação em curta metragens e em vídeos. Desta maneira esperam tornar os bairros mais ecologicamente e socialmente corretos, partindo de um plano de metas objetivando um desenvolvimento sustentável com a coleta seletiva de lixo, hortas e a reciclagem. 

"Nós não temos escolha sobre a sustentabilidade. Deve haver uma preocupação de se desenvolver de forma durável, gostemos ou não disso. Senão, complica nossa luta pela vida. Precisamos pensar ecologia, dentro dos recursos de que dispomos, da ética e da moralidade pessoal, para pensarmos como as próximas gerações habitarão o planeta. É preciso se preocupar."  Paul Ardenne (historiador da Univ. de Amiens e um dos mais renomados críticos de arte contemporânea da atualidade)

Aos professores de Arte cabe, também, agora e sempre, propor atividades aos seus alunos através das quais eles possam fazer a reciclagem de materiais descartáveis de forma estética, como fizeram vários importantes artistas no mundo todo. 

É necessário, também, que os professores propiciem aos seus alunos conhecerem os artistas, as obras, o período e o local da sua criação, ou seja, o contexto histórico. E que percebam a cultura como tudo aquilo que foi construído pelo homem, da qual a Arte faz parte e que ela é também conhecimento.  


"É preciso formar professores de excelência. E atraí-los com remuneração alta. Escola não é brincadeira. Não é passatempo. Não é depósito de criança, porque os pais estão trabalhando. É o lugar mais importante de um país sério."   Alexandre Garcia

Robert Rauschenberg, que nos anos 50 fazia serigrafias de impressões azuis com imagens tiradas de revistas e jornais, fez de tudo: happening, arte conceitual, performance, gravura, pintura, colagem, assemblage, objetos. Ele gostava de eliminar as fronteiras entre as modalidades da linguagem visual.

                               Robert Rauschenberg

"Bob estava mais para um homem curioso motivado a experimentar técnicas, materiais e imagens, sempre instigado a fazer tudo diferente."


                                                    Glut - Robert Rauschenberg
                                                 pintura-objetos c/ placa de metal


Ele chamava de "Combinados" os quadros nos quais introduzia objetos tridimensionais de todo tipo de material, comuns e reais. Nessas assemblages reunia pintura, escultura, encenação teatral, fotografia, recortes de revistas e  colagens de resíduos da civilização, ou seja, unia imagens e a realidade.  


                                         
                                             Black-Market   -  Rauschenberg 


"Ele sempre estava brincando com a imagem."  David White



                                                Monograma  -   Rauschenberg

Robert Rauschenberg fez experimentações com as imagens durante muitos anos. As obras eram bem diferentes umas das outras, mas o procedimento era o mesmo: interação, combinação, justaposição de sígnos, ícones representados na fotografias, letras e palavras. Fazendo ligações inusitadas com imagens banais do cotidiano criava formas com humor. 

"Um quadro é mais como o mundo real quando é feito do mundo real, assim, um par de meias não é menos adequado para fazer um quadro que madeira, pregos, óleo e tecido."   Robert Rauschenberg


         
Trabalhos da série "Sensorial" - Leíse Paim
                             técnica mista - colagem de serragem, casca de árvore e 
                                      pintura com pigmento natural                                                                        


A arte contemporânea revela o contexto atual, entre eles o da sustentabilidade, o do reaproveitamento, o da invenção, o lúdico, a pesquisa dos elementos da linguagem (das artes visuais, da dança, da música, do teatro, etc), a articulação de diferentes linguagens, o questionamento das classificações artísticas, da definição de arte, do mercado de arte, do sistema e da avaliação da arte.

A arte contemporânea usa metáforas, diferentes materiais do cotidiano, coisas díspares que se metamorfoseiam, dá outro significado aos objetos comuns, cria com coisas da realidade uma nova realidade.

"a arte contemporânea não se reduz a instalações nem a expressões objetuais e virtuais, dentre outras vertentes similares."  Miriam de Carvalho



                                                     Moon - Beatriz Milhazes
                                                          colagem s/ papel 

A aula de arte deve construir um olhar crítico, estimular a imaginação criadora e a expressão do aluno, a singularidade, a construção de trabalhos com significado, a leitura crítica do mundo e das suas imagens. Deve valorar e valorizar o que é importante para a formação da cidadania.


"Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo." Paulo Freire


                              
                             "Rio do Lixo" e "Rio do Luxo" - de meus alunos
  colagem de pontas de cigarro, conchas, penas, lantejoulas e                                     
                            outros resíduos encontrados no Rio de Janeiro


"qualidades espaciais podem igualmente ser encontradas numa pintura que, sem conotações narrativas, se faz contemporâneas." Miriam de Carvalho



                                                              Joá - Beatriz Milhazes
                                                                    acrilica s/ tela



 Nota:  Os trabalhos desta postagem não são recentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.