Total de visualizações de página

Desenho de Retrato - a grafite

Para esta postagem selecionei alguns desenhos de período posterior aos desenhos da primeira postagem.

Neles também usei o grafite, explorando luz e sombra, através do tema retrato.

As expressões faciais também contribuem para a ilusão de realidade, pois elas é que mais revelam sobre as emoções de uma pessoa.

Retrato

Há várias possibilidades para se fazer um trabalho com este tema. Pode-se fazer retratos de um indivíduo, de mais de um, de um grupo e de imaginação. Alguns retratos mostram as características das pessoas, outros mostram uma forma idealizada, há os que refletem sobre o caráter da pessoa __ como vemos nas charges ou nas caricaturas. Há os imaginários , quando não se conhece a pessoa, há também os que mostram uma obra de arte, e neste caso não existe uma semelhança física do retratado. Há retratos da pessoa de corpo inteiro, sentada, em desenho, com linha de contorno, de forma realista com luz e sombra, onde se percebe a figura e o fundo.

A expressão é muito importante no retrato. É necessário captar e transmitir os aspectos da personalidade do retratado, a forma, os traços da fisionomia da pessoa e trabalhar os tons de maneira adequada para dar volume à figura. O modo como o trabalho é executado é de suma importância.

" O corpo é singular, a figura é universalizante. " (Edith Derdyk)

Para se fazer um desenho próximo da figura real é preciso uma observação minuciosa.


"O Sorriso de Rennan" - Leíse Paim
grafite s/ papel - 31 x 21.5 cm
Desenho de Observação


Toda pessoa tem suas feições próprias, por isso o desenho da boca é importante, ela transmite a expressão da pessoa.

" (...) o tratamento estético dado ao corpo humano traduz nosso desejo de perpetuação. " (Edith Derdyk)

Os olhos ,quando bem desenhados, podem revelar a idade do retratado. Os reflexos são características deles, a luz dá vida e torna o desenho da figura mais natural, transmitindo até os sentimentos e o carater da pessoa. Os olhos atraem a atenção do observador para o trabalho.


"Rennan aos Quatro Anos" - Leíse Paim
grafite s/ papel
Negrito31 x 21.5 cm
Desenho de Observação


"O corpo é. A figuração representa. O corpo é o ente físico e palpável, (...). O corpo é a testemunha da nossa existência, documento vivo. A figura é o que a gente vê (...), o significado daquilo que o corpo emana, sendo no mundo. A figura representa a imagem do corpo ao outro, comunicação silenciosa (...). O corpo é efêmero, a figura é eterna ao edificar sua imagem e sua representação."(Edith Derdyk)



"Rodrigo aos Dois Anos" - Leíse Paim
grafite s/ papel - 31 x 21.5 cm
Desenho de Observação

Os traços devem ser suaves e o papel deve ser liso quando se desenha o retrato de jovens, como nos trabalhos aqui apresentados.

Veja mais trabalhos em:
http://lpaim.blogspot.com/

 
"Expandir nossa capacidade de ver significa expandir nossa capacidade de compreender uma mensagem visual e o que é mais importante, de elaborar uma mensagem visual." (Donis A. Dondis)

Para começar a desenhar é preciso pegar o lápis e o papel, observar o objeto de interesse, ou seja, o que se gosta, o que está perto de nós, o que chama a nossa atenção, seja uma figura inteira ou só uma parte dela. É preciso se educar o olhar e buscar no desenho uma linguagem, um meio de expressão.

A seguir um vídeo sobre desenho de retrato, que encontrei no Youtube.
Agora é só pegar lápis e papel e começar a desenhar!


Nota:  Os trabalhos desta postagem não são recentes.


 Não esqueça de fazer o seu comentário.