Total de visualizações de página

Pintura do Período Neolítico


A Pintura da Idade da Pedra Polida – 10.000 a 4.000 a.C.

 O Período Neolítico é o último período da Idade da Pedra, que é também chamado de Pedra Nova ou da Pedra Polida. Com a grande mudança do clima, de vida com a descoberta do fogo, da domesticação de animais e a agricultura houve também a produção de instrumentos mais sofisticados para derrubar árvores, triturar cereais, etc. A tecelagem foi desenvolvida , apareceu a cerâmica e a olaria e foram construídas as primeiras moradias. A visão do homem desta época de monista tornou-se animista, ou seja ao invés de acreditar na magia passou a acreditar na alma, a sua  observação de abstrata tornou-se racional, o que consequentemente influiu no seu fazer artístico, constituindo assim a primeira mudança na arte.

"A história da arte humana, especialmente a da pintura , começa de chofre com obras primas absolutas que se podem colocar no mesmo plano dos pintores e escultores gregos e romanos, dos pintores e escultores italianos da Renascença, dos holandeses de 1600, dos impressionistas franceses."  Pietro Maria Bardi

Temas
Os temas da arte neste período são as cenas do dia a dia do grupo social. A figura humana, que era rara no Período Paleolítico, tornou-se mais frequente no Neolítico. Os trabalhos já eram feitos na entrada das grutas, o que significa que já desejavam que eles fossem vistos.  
 

Estilo
A figura ficou menos realista, tornou-se sistemática. De mágica passou a ser decorativa, as formas naturalistas passaram a ser simplificadas, esquemáticas, geométricas, simbólicas, as figuras são antropomórficas, e os rostos não são detalhados. Não se preocupavam mais em copiar a realidade, mas sim em interpretá-la, expressando sentimentos e ideias.


 
"A simplicidade é o  máximo da sofisticação." John Seculley

Material
Embora o homem primitivo tivesse primeiro usado os dedos para pintar, neste período já utilizava outros recursos técnicos, como os pincéis feitos de pelos de animais.

O homem desta época fazia também esculturas e as peças de cerâmica, que surgiram quando observaram que a terra onde faziam fogueiras ficava endurecida. O modelo dos vasos em diferentes formas e tamanhos eram feitos conforme a sua função, o tipo de argila e a cor. Os desenhos e as pinturas nas cerâmicas eram também criados em relevo ou baixo relevo. 



Cerâmica vermelha - Península Ibérica
 
 
Cerâmica branca
 
Figura antropomórfica - deusa mãe - sem detalhe do rosto
 
 
 

"Reconhecemos cada homem pelo seu passo e pela extensão das suas mãos, pelos recursos que encontra em si mesmo, pela maior ou menor facilidade em usar os instrumentos dos quais é dono."  Paul Claudel

Fonte:
Bardi, Pietro Maria - Pequena História da Arte (Introdução aos estudos das artes plásticas) Melhoramentos. Edição 5432. 1993
História Mundial da Arte  - da Pré-História à Grécia Antiga.  Bertrand Editora
Cavalcante, Carlos . Conheça os Estilos de Pintura. (da Pré-História ao Realismo) Civilização Brasileira.1967
Imagens do Boogle