Total de visualizações de página

Festas Juninas e seus Símbolos

As festas juninas têm significados

Nas minhas aulas de Artes Visuais, também as festas juninas serviram de tema.
Os alunos que participaram delas, na escola e fora dela, e também os que não participam, puderam saber um pouco da sua origem e conhecer obras de diversos artistas que as usaram como assunto de seus trabalhos de arte. É importante frisar que não se trata de uma aula de religião, mas de uma atividade sobre as festas tradicionais brasileiras, sobre o folclore brasileiro e sobre a arte brasileira.

Iniciei a aula com uma sensibilização, perguntando aos alunos sobre suas experiências com festas juninas. A turma logo se manifestou contando algumas de suas lembranças sobre o assunto. Continuei perguntando se sabiam do significado das festas, características, etc. Aos poucos foram ampliando as informações com pesquisas em livros e jornais. 

A origem das festas juninas
As Festas Juninas são de origem religiosa. Foram trazidas pelos portugueses, quando o Brasil foi colonizado por eles, portanto das festas mais antigas daqui, mas com o passar dos anos foram misturadas a elas a cultura indígena e africana. Comemoram o dia de Santo Antônio (13 de junho), o de São João (24 de junho) e o de São Pedro (29 de junho), com música, sanfona, roupas típicas, chapéu de palha, quadrilha __ que era dançada pelos nobres nos salões franceses do século XIX, e que aos poucos o povo adotou__, dança de fita (vinda de Portugal e Espanha), decoração com lanternas de papel, fogos (que surgiram na China), balões, fogueira, casamento, barraquinhas com brincadeiras (sortes, pescaria, rifas, leilões), bebidas (quentão, vinho quente), e comidas típicas (milho cozido, canjica, pamonha, curau, cuscuz, pipoca, bolo de milho, pé-de-moleque, batata doce, aipim, arroz doce, cocada, bolo de pinhão, etc.)

Essas festas são realizadas em diversos estados do Brasil, mas em cada um há elementos diferentes, como por exemplo:
Em Sergipe há grandes manifestações como o Quilombo, a Vaquejada e o Reisado.
Na Paraíba também dançam forró, côcos-de roda e há shows com artistas populares.
No Rio de Janeiro os balões são proibidos. Há festas nas igrejas, nas escolas e em diversos locais.

Os Símbolos das festas juninas  
Os símbolos das festas juninas reafirmam o sagrado e o profano, como veremos a seguir. 
Fogo - é o elemento simbólico que afugenta os demônios da fome, do frio e da miséria. Ele gera a vida, o calor e a transformação.
Comida - lembra a fartura da terra.
Balões - sobem aos céus levando promessas para garantir boa colheita, saúde e dinheiro para a família e casamento para os solteiros.
Brincadeiras - saltar a fogueira, pisar nas brasas, fortalecem as amizades e o afeto. 
Danças - também representam o fortalecimento da amizade e do afeto.
Bandeira e Fogueira - representam a histórica bíblica da bandeira hasteada no mastro e iluminada pela fogueira, para Isabel comunicar a Maria__mãe de Jesus__  o nascimento de seu filho João Batista, para ela auxiliá-la após o parto. Por isso, a fogueira passou a se utilizada na festa de São João.

Os homenageados
Os homenageados são:

Santo Antônio - 13 de junho

Este santo foi um Padre Franciscano e Doutor da Igreja, chamado de Santo Casamenteiro e Santo dos Pobres, porque distribuía pães para os pobres, numa época em que a Europa passava foma. Era muito culto, escrevia sermões, lia filosofia, ciências, etc. Deu aulas em universidades francesas e italianas. Faleceu aos 36 anos em Pádua, em 13 de junho de 1231 e foi canonizado pelo Papa Gregório IX, em 1232. No seu dia a Igreja Católica faz a benção dos pães.
Símbolos de Santo Antônio
Hábito marrom -  simboliza a Ordem Franciscana, a fé em Jesus Cristo e humildade.
Livro - É o Evangelho, a sabedoria bíblica de Santo Antônio, e por ser ele Doutor da Igreja.
Menino Jesus - representa a intimidade dele com Cristo.
Tousura (cabelo raspado no centro da cabeça) - simboliza a renúncia das vaidades e ser como Cristo.
Pão - símbolo de um de seus milagres em vida e distribuição aos pobres no séc. XIX, quando havia muita fome na Europa;
Terço -  faz parte do hábito franciscano, representa sua entrega e devoção à mãe de Deus. Na cintura, mostra que ele era homem de oração.
Cordão - simboliza seus votos perpétuos e faz parte também do hábito franciscano. Os três nós representam os votos de obediência, pobreza e castidade.



São João - 24 de junho
 
Este santo foi um austero pregador. No hemisfério norte, nesta data, havia o solstício de verão. que os camponeses comemoravam acendendo fogueiras. Essa tradição veio para a América do Sul, mas no solstício de inverno daqui. São João é o santo mais comemorado. O santo recebia rosas e cravos da população.


São Pedro -  29 de junho
 
Este santo foi um pescador chamado Simão. Ele era o líder dos apóstolos de Jesus, que o batizou com o nome de Pedro__que significa rocha__ dizendo "És Pedro! E sobre essa rocha construirei minha igreja e as portas do inferno não poderão nunca contra ela." Por isso ele também é chamado de Simão Pedro. Depois ele criou a comunidade cristã de Roma, e se tornou o primeiro Papa da Igreja Católica. Por ser líder, surgiu a crença popular de que ele tinha as chaves do céu e, para entrarmos no céu precisamos que ele autorize, pois é o guardião dele. São Pedro é tido como o mais sério dos três santos. Santo Antônio é casamenteiro, mas o pretendente deve ser escolhido no dia de São Pedro. Cem anos após fundar a Igreja Católica, ele passou a ser chamado de Príncipe dos Apóstolos.

As Festas Juninas na Arte
Em seguida, os alunos fruiram obras de artistas que usaram este tema em suas pinturas. Também fizeram a leitura dos elementos plásticos: cor, formas, composição, etc.


Maurício de Souza

São João - Emiliano Di Cavalcanti

Festa de São João - Anita Malfati

Festa de São João - Anita Malfati
 


Festa de São João - Anita Malfati

Grande Fachada Festiva - Alfredo Volpi

Alfredo Volpi
 

 

Alfredo Volpi
Alfredo Volpi
 

As Festas Juninas nos trabalhos dos alunos
Os alunos  criaram seus trabalhos a partir do tema, de acordo com sua imaginação, usando diversos materiais, técnicas e modalidades: desenho, colagem e pintura.

Festa Junina - recorte e colagem - de aluno

Festa Junina - desenho e pintura com caneta hidrocor - aluna Mônica

Festa Junina - pintura a guache - releitura de Antônio Volpi - aluna Suellen

Festa Junina - releitura de Antônio Volpi e Guignard - de diversos alunos


Brasil Festeiro
Os trabalhos, abaixo, foram resultado da minha proposta de que representassem as guloseimas que eles mais gostavam, principalmente nas festas. Para criarem, usaram diversos materiais, inclusive os comestíveis como chocolate, confeitos, etc. Algumas, com suporte de isopor, foram expostas no painel e as em três dimensões ficaram sobre uma mesa decorada para festa. Os alunos adoraram a atividade que, dessa forma, foi bem significativa para eles. Ela já foi, por si só, uma festa tamanha a alegria que demonstravam.

Brasil Festeiro - mesa com bolo, doces e pirulitos - modelagem - dos alunos
                         
Batata frita - de aluno 
              
 Hambúrguer - de aluno
 
Bolo colorido - de aluno


Bolo com sorvete - de aluno
 
Bolo confeitado - de aluno
 
Bolo de aniversário - de aluno
 
Bolo de morango - de aluno
 
Bolo - de aluno
 
Brigadeiro dentro de forminha de papel - de aluno
 
Chocolate branco dentro de forminha de papel - de aluno
 
Chocolate com morango - de aluno
 
Chocolate - de aluno
 
Batata frita - de aluno



Fonte:  imagens do Google