Total de visualizações de página

Máscaras - de alunos

Criando Máscara
***
Ao criar uma máscara podemos fazer releitura de alguma que já existe, fazer uma máscara "neutra", ou seja, sem expressão, uma máscara realista, ou uma máscara com formas exageradas, grotesca, estranha, e que poderá ser decorativa, para brincar, para servir ao teatro, etc. Mas ao escolher qualquer um destes tipos, não podemos esquecer que criar é imaginar, inventar, ser singular.
***
"É indiscutível a contribuição da arte para a formação da consciência."
***
Além do conhecimento teórico, é necessária a experiência artística para a formação do aluno, respeitando o processo individual e de acordo com a faixa etária em que se encontra.
***

Após meus alunos pesquisarem, se informarem bastante sobre o assunto, e observarem alguns dos diversos tipos de máscaras que o homem de diversas culturas e épocas já criou, fazendo a leitura delas através de aula teórica com livros, revistas, gravuras, slides, outras mídias e conversa sobre sua vivência pessoal com este objeto, eles puderam passar à aula prática experimentando o processo de criação de uma figura que se caracteriza como máscara, cada um fazendo a sua escolha pessoal do tipo, cor e material a ser usado tendo como suporte o papel preso a duas varestas, de modo que em seguida fosse possível colocá-la no rosto e criar um personagem para ela.
***
"Pode-se seguir todos os movimentos dos mascarados para procurar compreender o que uma máscara pode significar para eles. Mas ainda não saberemos porque mesmo uma máscara sozinha parece estar viva." Roberto Acioli de Oliveira
***
Abaixo algumas das máscaras criadas pelos meus alunos.
***
Celso - aluno
***
Ailton - aluno
***
Cláudio - aluno
***
de aluna
***
Giovanni - aluno
***
Luanda - aluna
***
de aluno
***
Priscila - aluna
***
de aluno
***
Tales - aluno
***
Neste trabalho, feito com alunos de várias idades, foi utilizado um material bem simples __papel ofício, canson e craft, cartolina, lápis de grafite, de cor e de cera, tesoura, cola e palito de churrasco. Foram aplicados os elementos da linguagem visual: cores, formas geométricas, orgânicas, figurativas e simétricas; linhas retas, curvas, inclinadas e paralelas
***
Após a confecção da máscara, os alunos fizeram, oralmente, uma leitura destes elementos no seu trabalho, de forma a ajudar na sua internalização.
***
As varetas possibilitaram aos alunos apresentarem os personagens que criaram, desenvolvendo ainda mais a sua fantasia e a oralidade.
***
Os alunos que já escrevem, após a confecção da máscara e apresentação do personagem criado, fizeram um texto decorrente, que ajuda também o desenvolvimento da imaginação e da escrita.
***
Em seguida as máscaras feitas por todos os alunos, podem ser expostas na escola, antes de serem entregues definitivamente a eles.
***
***
Isto mostra que Arte é conhecimento, que a arte abrange diversas disciplinas, mas de forma lúdica. E que esta atividade é um ótimo recurso que pode ser usado por professores de matemática, de história, de geografia, de portugues, de teatro etc., de forma individual ou em grupo, e num processo interdisciplinar.
***
Abaixo, algumas frases de alguns dos meus alunos sobre as aulas de artes visuais:
***
"Em arte me adaptei rápido (...). Fizemos coisas ineressantes. As aulas se tornaram cada vez mais interesssantes. (...) Eu sempre participava e não fazia bagunça. Eu adorava as aulas (...)." Indira
***
"Eu gosto muito das aulas de artes plásticas porque nós desenhamos, colamos, pintamos e nos divertimos." George - 6a. série
***
"Para mim Artes Plásticas é melhor do que qualquer matéria. Você vai pintar e se divertir muito. Artes Plásticas é muito bom." Carlos Henrique - 8a. série
***
"eu gosto de artes plásticas porque é bom desenhar e pintar. " Evandro - 8a. série
***
"Para mim a história da arte foi muito interessante. Eu gostei da explicação de como a arte surgiu antigamente, como os homens da pré-história desenhavam nas pedras para amansar os animais que iam caçar." Carlos Henrique - 8a. série
***
Agora, já com informações sobre o uso de máscaras nas diversas culturas e épocas, das postagens anteriores, basta você pegar o mesmo material das máscaras de papel acima expostas e fazer a sua. Mas lembre-se, de forma singular, ou seja, não uma cópia, mas sim à sua maneira. Bom trabalho!
***

Nota: Os trabalhos desta postagem não são recentes.