Total de visualizações de página

Rio de Janeiro, um tesouro!

Rio de Janeiro, a Terra é azul, você é dourado.


"Dourado: permanente, duradouro"



A paisagem da cidade do Rio de Janeiro é conhecida mundialmente, e a maioria dos seus símbolos está no imaginário do povo que nela vive.

É importante a conscientização da necessidade de se preservar este patrimônio dos cariocas e dos brasileiros, a começar pelas crianças e jovens acostumados a ver, cotidianamente, monumentos pixados pelos caminhos por onde passam.


Um bom recurso que utilizei, com este objetivo, em algumas de minhas aulas foi "Em Cena Rex apresentando Vida de Cachorro um passeio pelas obras de Angelo de Aquino."
Veja mais informações sobre o livro em "Li e Recomendo", na coluna ao lado.




"Rex, marca registrada da obra de Angelo de Aquino."



Este artista nascido em Minas Gerais, mas que viveu na Europa e no Rio, tem trabalhos em diversos países, como por exemplo a França, a Alemanha e o Japão.

"Rex, na verdade, é o ícone que diferencia de forma clara a pintura de Angelo de Aquino. Uma marca simples, feita de traços quase infantis__para alguns, comparáveis a pinturas rupestre." Hélio Hora



Algumas obras do artista Angelo de Aquino:
Rex branco na noite, 2006 - 150 x 120 cm - Acrílica s/tela



Rex no Rio, 1994 - 150 x 120 cm - Acrílica s/tela


Le Petit Rex, 1990 - 120 x 100cm - Acrílica s/tela



Barco Rex, 1986 - 120 x 100 cm - Acrílica s/tela



A Terra é Azul, 1978 - 200 x 100 cm - Acrílica s/tela



"Vejo a minha arte como um processo intuitivo e considerando as vertentes existentes posso me situar, hoje, numa que chamo de picassiana, porque é baseada mais na intuição do que num conceito prévio que poderia determiná-la." Angelo de Aquino


Este livro trata de uma história sobre um cachorro chamado Rex, que sonhava conhecer o mundo. Um dia ele entra no porão de um navio e,ao chegar em New York, consegue autorização para subir em um foguete. No espaço, seus olhos enxergam diferentes monumentos, símbolos de vários países por onde passa. Quando volta vê os símbolos do Rio, onde aterrisa.



"É com satisfação que vejo Rex, meu cachorro favorito, transformar-se em protagonista de um livro infantil. (...)." Angelo de Aquino

A sensibilização, através da história e do livro, possibilitou aos meus alunos criarem diferentes trabalhos.

Esta primeira proposta tornou o projeto bem significativo para os alunos, eles desenharam os seus animais de estimação, pintaram o desenho e depois recortaram o trabalho.




***
***
***
***
***
Animais de estimação - Desenhos a grafite e a lápis de cor s/papel - de alunos

Desenharam navios no mar.

Rejane Raquel - desenho a lápis de cor s/papel


Desenharam nos olhos de Rex, as paisagens que ele via.

***
Paisagens do Rio - Desenho a lápis de cor s/ papel - de alunos


Um grupo de alunos construiu a escultura do Cristo, com papel jornal, e depois pintou-a de dourado.
Cristo Redentor - escultura de papel - de alunos



"Dourado ou cor de ouro estão simbolicamente associados ao ouro e riqueza, a algo majestoso."


E colocaram os desenhos dos animais em uma escada de madeira, pintada de preto e com quatro degraus, encontrada no corredor da escola.

Animais de estimação na escadaria - de alunos


Outro grupo fez a escultura do Pão de Açúcar e pintou-a de dourado.
Escultura do Pão de Açúcar, em papel jornal - de alunos


"Dourado, cor associada ao sol, à riqueza e ao poder. Também relacionada aos grandes ideais, sabedoria e ao conhecimento."


Alguns alunos criaram o Objeto Rio do Lixo. Colheram papéis de balas, papéis de bombons, pontas de cigarro e outros restos que encontraram jogados por onde passaram, antes de chegarem à escola. Colaram sobre um suporte circular, simbolizando o olho que vê o descuido das pessoas com a cidade onde vivem. A colagem não obedeceu a uma organização prévia, os elementos foram dispostos de forma caótica.
Rio do Lixo - Objeto, colagem s/ papel cartão - de alunos



Foi feita uma moldura de isopor em forma de olho.
Rio do Lixo - Objeto, colagem s/papel cartão - de alunos





"lixo nas ruas prejudica a imagem do bairro e a qualidade de vida dos moradores." Daniela Ferreira



E os mesmos alunos criaram o Objeto Rio do Luxo, onde colaram penas, conchas, lantejoulas grandes que encontraram em casa, na praia e na escola, simbolizando o olho que enxerga os índios que aqui viveram, a praia, o carnaval e outros valores do Rio, organizados de forma estética, como um caleidoscópio, e uma mandala.
Rio do Luxo - Objeto, colagem s/papel cartão - de alunos


"além das tintas, algumas telas levam também trechos de mapas, tiquetes de passagens e bilhetes com anotações. Tudo pacientemente guardado pelo artista. (...) a trajetória do pintor se confunde com a do próprio personagem."


Também foi feita uma moldura de isopor em forma de olho.
Rio de Luxo - Objeto, colagem s/papel cartão - de alunos



Quando o grupo de alunos deu início a este trabalho, com o tema já sugerido por mim, fiquei observando para saber como seria resolvido. Rapidamente um dos alunos concluiu que seria melhor trabalhar uma composição como a de um caleidoscópio, uma experiência com desenho a lápis de cor de algumas aulas antes __ exemplificada abaixo __sobre forma circular, forma radiada e móbiles de Calder, artista americano. Todo o grupo concordou, e logo passaram à colagem.
Desenho a lápis de cor, de forma radiada - de aluno



Um outro número de alunos fez pequenos relevos dos símbolos da cidade com argila, que pintaram de dourado, como por exemplo o Cristo Redentor, o Sambódromo e os Arcos da Lapa, entre outros.
Cristo Redentor - de aluno


Pão de Açúcar, Sambódromo, Arcos da Lapa - de alunos

Outros monumentos do Rio - de alunos

Todos os trabalhos foram completados e, depois, expostos na escola.
No abaixo, como uma coluna toda dourada, foram colados os relevos acima, representando o tesouro que a nossa cidade e seus símbolos são. Na sua parte superior está o seguinte texto.


"O olho seleciona, organiza, discrimina, associa, classifica, analisa, constrói." Nelson Godman



Monumentos do Rio - de alunos


Na imagem seguinte, os alunos colocaram a escultura sobre a escada onde os seus animais de estimação sobem para chegarem ao Cristo Redentor.

Animais de estimação no Cristo Redentor - de alunos

Abaixo, os olhos sobre o Rio de Janeiro veem as paisagens da cidade

Olhos sobre o Rio de Janeiro - de alunos


E o trabalho "Rio do Lixo e Rio do Luxo" foi exposto na escola e, também, fora dela.
Objeto "Rio do Lixo e Rio do Luxo" - colagem - de alunos


"É uma marca que torna minha pintura pessoal. Algo que busquei muito tempo. Faz com que meu trabalho seja reconhecível, independentemente da situação. Portanto, não posso traí-lo. Mesmo assim, não acho que Rex seja uma imagem repetitiva. Não permito que caia na vulgaridade, diz Aquino." Hélio Hara


"Apesar da bem sucedida carreira na Europa e no Brasil, Angelo de Aquino lamenta a dificuldade de tornar seu trabalho conhecido por um público mais eclético. Afinal, lembra ele, as poucas galerias no Brasil são frequentadas pela elite. Além disso, não há instituições dispostas a investir em educação artística. Tudo portanto, gira em torno de um reduzido número de pessoas:(...)" Hélio Hara


Agora, você pode também fazer a sua homenagem ao Rio de Janeiro!




Nota: Os trabalhos desta postagem não são recentes.