Total de visualizações de página

O Grupo Diálogo


Serpa Coutinho fez parte, com Germano Blum, do Grupo Diálogo


O Grupo Diálogo, em 1976, divulgava as artes plásticas, principalmente a arte moderna, para o grande público, nas universidades e no interior do país. Deste grupo também fazia parte Urian Agria de Souza, Antônio Sergio Ribeiro e Benevento.



Achei estes comentários sobre Serpa Coutinho e Germano Blum na web:

"E, já que hoje falamos de grandes seres humanos vamos aqui registrar: quarta-feira, dia 16, ao entardecer, na galeria Rodrigo Andrade, na Funarte Rio, inauguração da exposição ( ) homenagem muito carinhosa que Hermínio Bello de Carvalho e um grupo de amigos e admiradores de Clementina de Jesus ( ) idealizaram. Lembrando seus 15 anos de estrada na nossa música __ sua estréia em ( ) ( teatro Jovem, março/65) _ artistas plásticos como Glauco Rodrigues, Lobianco, Germano Blum, Cildo Meireles, Ana Letícia, Urian, Mello Menezes, Serpa Coutinho, Dorival Caymi, Ziraldo, Henfil, Navarro, entre ouros, fizeram trabalhos inspirados em Clementina que serão adquiridos pelo BANERJ. A renda permitirá a compra de um apartamento para Clementina ter tranquilidade no outono de sua vida. E na sala Funarte, de 16 a 26 de julho, Clementina faz uma temporada, direção de Érico de Freitas. Um poster de Elifas Andreato previlegiará os frequentadores do show, que receberão o trabalho gráfico de edição limitda, junto com o ingresso."



"O artista plástico Serpa Coutinho e o designer gráfico José Bessa, aprovaram 15 finalistas de 5 categorias, cujas idades variam de 5 a 14 anos. Na última etapa, os vencedores foram escolhidos pelos próprios fncionários, por meio de uma votação pela intranet na empresa."


"O Grupo Diálogo é um dos poucos casos de pintores que buscaram as raízes populares, influenciado por artistas de gerações anteriores, como: Portinari, Di Cavalcanti, Djanira e Pancetti, todos como inventores de uma forma brasileira de pintar. O grupo Diálogo nasceu em 1966 na Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, buscando "o universal no brasileiro e dialogar com o grande público." Era composto por Germano Blum, Serpa Coutinho, Sergio Benevento, Sérgio Ribeiro e Urian Agria, o teórico e mais politizado do grupo. Segundo Frederico Morais, os membros do Diálogo "acham que ouvindo o povo podem enriquecer seu trabalho com novas informações e ao mesmo tempo convencer a gente humilde do interior, os trabalhadores do campo sobre a importância fundamental da arte." (Marcelo Ridenti)

Veja em:
http://books.google.com.br/book?isnb=8501058513...


Nota: Se alguém quizer dar mais alguma informação sobre o artista deixe em "Comentário".

Cursos - com Serpa Coutinho

Com o artista Serpa Coutinho fiz os cursos de aquarela , cartaz e ilustração.


Serpa Coutinho, professor no SENAC e na PUC do Rio de Janeiro, é um artista que gosta de trabalhar com papel. Suas aulas eram muito dinâmicas e ele era sempre muito simpático e alegre. Conversava muito com os alunos, falava sobre arte, o material artístico e os estilos de arte, principalmente sobre a Pop Art, que surgiu nos anos 50 e tem como tema símbolos e objetos descartáveis e comuns da sociedade de consumo criados com a tecnologia industrial, artistas famosos, cenas de tv, de histórias em quadrinhos, de ilustrações, feitos com novos materiais e misturando fotografia, pintura, colagem e repetições de imagens.


Possuo um desenho que ele fez para mim durante uma das aulas.

Sem título - Serpa Coutinho
grafite s/papel - 35 x 27cm
Desenho de Criação 


Emoldurei-o com vidro, e coloquei numa parede da minha residência.