Total de visualizações de página

Expressão Gráfica

Arte é Expressão

"Arte é a projeção da verdade do ser como obra" (Heideger)

Pode-se observar nas postagens anteriores, que o desenho é uma expressão gráfica própria do ser humano.

"O desenho é a representação de um pensamento, de um momento."

Portanto, aprendendo os elementos básicos da linguagem visual é possível construir e fruir mensagens visuais por meio de diversas formas: simbólicas, de representação __ figurativas realistas __ e abstratas. Com elas podemos nos expressar de forma própria, de acordo com a nossa experiência de vida e com nossa visão de mundo, pois cópia não é meio de expressão. Na arte a expressão é essencial, é ela que revela nosso olhar, nossos sentimentos, nossa razão e emoção. Por isso, para se desenhar artisticamente, o tema deve ser uma interpretação que fazemos dele.

"Mas é difícil romper modelos, ser original" (Paul Cézanne)

No desenho de observação, fazendo exercícios com os elementos da linguagem __ ponto, linha, tons, textura, contrastes (alto/baixo, claro/escuro, pequeno/grande, branco/preto, etc) etc __ vamos aperfeiçoando a representação de um objeto com os pormenores, os elementos secundários, ou seja, desenho descritivo do modelo, e a composição. Deve-se observar, tocar, sentir a forma, a textura, etc. do objeto, e depois traçar de vagar, educando o olhar. Com prática podemos compreender os códigos da linguagem e, consequentemente, vamos dominando-a melhor. Portanto, o desenho de observação não deve impedir a criatividade nem impor regras, formas nem soluções. Ele deve ajudar a se buscar a expressão, o desenvolvimento do traço e do gesto, como um exercício para se superar bloqueios, desenvolver a linguagem visual, para representar formas, volumes, espaços e superfícies, enfim, para se fazer uma interpretação, ou seja, para que o trabalho seja singular.


Através do desenho de observação pode-se compreender o que é posição do observador, enquadramento no papel, luz e sombra, textura, verticatilidade, proporção, etc. Ele pode, também,possibilitar uma aprendizagem mais rica e estimulante para as crianças, que por si só são criativas, expressivas e cheias de imaginação.

"O desenho é que permite ao artista penetrar na intimidade do real, tocar-lhe a cerne, estripá-lo, transformá-lo." (Ferreira Gullar)

A seguir um vídeo do Youtube sobre sombra e luz no desenho de observação.




Os desenhos a seguir foram feitos por meus alunos que observaram a mesma figura mas encontraram soluções diferentes para representá-la.


Sem título - de aluno
grafite s/papel
Desenho de Observação



Sem título - de aluno
grafite s/papel
Desenho de Observação




Sem título - de aluno
grafite s/papel
Desenho de Observação


Esta atividade prática foi enriquecida com informações sobre a História da Arte, sobre as naturezas mortas com maçãs de Cezanne, de Fernando Botero e de outros artistas, através de fitas de vídeo, gravuras, etc.

Veja em:

"uma maçã pintada por Cézanne não tem a banalidade nem a estranheza da coisa. É maçã e não é maçã, é coisa e não é coisa; é de fato um ser de um universo inventado pelo homem através dos séculos e que se chama pintura."

A seguir veja um vídeo do Youtube sobre a obra de Cézanne.



Agora, observe uma maçã para desenhá-la, e a partir do seu ponto de observação trabalhe a luz e a sombra.

"O objetivo primeiro da atividade cultural é a criação, a interpretação. É a criação que leva à busca, ao encontro, a um conceito próprio. O lúdico, o prazer da descoberta é próprio da criação, o que não acontece com cópia, que é reprodução artística. É preciso ter autonomia para inventar, para criar." (Prof. Luiz Milanese, escritor)



Sem título - Márcio, aluno
grafite s/papel
Desenho de Observação - tema: Natureza Morta



Sem título - de aluno
caneta hidrográfica s/papel
Desenho de Observação - tema: Natureza Morta



Sem gtítulo - de aluno
grafite s/papel
Desenho de Observação - tema: Natureza Morta

Esta atividade prática foi enriquecida com informações sobre História da Arte, jarros de flores de Van Gogh, de Guignard e de outros artistas, através de livros e revistas de arte, fitas de vídeo e gravuras. Também sobre sombras: própria e projetada.

Veja em:

Durante as aulas os alunos receberam noções sobre o efeito da luz, ou seja, que ao iluminar os objetos eles mudam de aspecto devido a direção que ela toma, devido também à sua quantidade e tipo de luz, que pode ser natural ou artificial, proporcionando o contraste de claro e escuro, os tons com as escalas de valores tonais __ cinza claro, médio e forte, além do preto e branco que é o contraste mais acentuado.

"Acho, sem dúvida. E não é academismo não, é outra história. É deixar aflorar mesmo a personalidade, mostrar características." Tuneu, aluno de Tarsila em entrevista a Ana Mae Barbosa sobre a importância do desenho como gramática básica

"Eu acredito no desenho. Mesmo que você vá fazer só xerox, ou que você vire um fotógrafo, o que importa é que se você tiver um bom desenho, você vai ser um bom fotógrafo...você vê, sabe?" Tuneu

"de fazer as dificuldades desaparecerem e os obstáculos sumirem." (Thomaz Handy) sobre a importância do desenho

Veja em:


No desenho de memória é feita a representação gráfica de alguma forma que se visualizou no passado e o cérebro se lembra de partes, do que é essencial nela, a sua forma básica. Neste caso, pode-se traçar rapidamente o que é mais significativo da imagem, através de um esboço.

Os desenhos a seguir foram feitos por meus alunos que representaram graficamente através de um tema dirigido, ou seja, proposto, a forma básica de um pião que visualizaram no passado.




Sem título - Márcio, aluno
grafite s/papel
Desenho de Memória




Sem título - de aluno
grafite s/papel
Desenho de Memória


A seguir um vídeo do Youtube sobre desenho a carvão feito de memória



No desenho criativo a forma gráfica é criada pela imaginação ou inspirada por algo real. O desenho criativo pode ser "dirigido", ou seja, com um tema proposto por alguém, e também pode ser "livre", ou seja, com um tema da escolha do desenhista.

O desenho a seguir foi inspirado numa exposição de fotografias do Rio de Janeiro antigo, em preto e branco, onde meus alunos puderam analisar __ além das características da época (paisagem, ruas, casas comerciais, pessoas, escolas, idumentárias, arquitetura etc.)__ os diferentes tons, a luz, as sombras, o claro e o escuro. A partir destas observações, a proposta que dei foi de criarem uma paisagem urbana do Rio de Janeiro do futuro, onde certamente algumas coisas pemanecerão e outras não, enquanto muitas surgirão.


Sem título - Erle, aluno
grafite s/papel
Desenho Criativo - c/tema dirigido


Através desta proposta os alunos puderam observar a diferença de costumes, da moda, das construções e da estética do Rio de Janeiro do passado e do atual, percebendo, assim, a possibilidade de mudanças e da diversidade desta cidade no futuro em relação a estas questões, e podendo também desenvolver a sua imaginação.


O desenho a seguir foi feito por aluno que escolheu como tema uma marinha.



Sem título - Max - aluno, 6a. série
grafite s/papel
Desenho de Criação


Através desta atividade os alunos puderam escolher o tema do desenho, desenvolver a sua imaginação, trabalhar a sua fantasia, o desenho como um meio de expressão, a sua singularidade.

Veja em:
http://4.bp.blogspot.com/_K4DdYXMgOs4/SuxYjuDnE1I/AAAAAAAAAJ0/SGJYU2m17Q0/s1600-h/casa+ps+cartoon.jpg


Add caption
A inspiração em todas as formas de arte, tem um toque de magia, porque a criação é absolutamente inexplicável." (Clarice Lispector)


No desenho de movimento se registra o movimento de uma imagem, destacando o que é essencial através do movimento do gesto e o movimento da linha.

O desenho a seguir foi feito por um aluno meu que escolheu livremente o tema. Observa-se que há no trabalho uma preocupação com o movimento.


Sem título - Kampela - aluno, 7a. série
grafite s/papel
Desenho de Movimnto


A seguir um vídeo do Youtube sobre desenho com movimento


Tente fazer também um desenho com movimento.

"A criação artística é um mistério que me escapa, felizmente. Eu tenho medo antes e durante o ato criador; acho-o grande demais para mim." (Clarice Lispector)

O trabalho com todos esses esses tipos de desenho, além do estilizado, do coletivo, do abstrato e de outros, com variadas técnicas e diversos materiais possibilitam o desenho criativo e expressivo.

É importante trabalhar o desenho em preto e branco, porque propicia um olhar mais apurado das imagens. Através desta prática pode-se perceber melhor as formas através dos tons o que será muito útil ao se experimentar as cores e suas nuances.

Agora faça um desenho de observação, um de memória e um criativo.

É importante que a criança e o jovem possam desenvolver sua habilidade e criatividade e, para isso é preciso que o desenho seja visto como uma necessidade de expressão e de conhecimento como os demais conteúdos da escola, consequentemente esta deve abrir um maior tempo para ele.



Nota: Os trabalhos desta postagem não são recentes.