Total de visualizações de página

Os Primeiros Artistas

Arte Rupestre


Devemos ver um trabalho de arte observando o seu tema, a sua função, a cultura que ela representa, ou seja, a época e o lugar onde foi feita, se pretende ou não retratar a realidade (verossimilhança) e analisando a sua construção (a sua estrutura, a sua composição) , isto é, como as formas ocupam o espaço plástico (a tela, o papel, a madeira ou outro suporte).


No Período Paleolítico ou da Pedra Lascada surgem os primeiros artistas. A pintura e os objetos que faziam tinha uma função utilitária, mágica (religiosa), para possibilitar a captura do animal representado nas paredes das cavernas e que servia de alimento naquela época, portanto era uma pintura figurativa realista, ou seja, baseada nos sentidos, na visão, no mundo exterior. Era de técnica simples, com poucos traços e cores, mas com movimento e muito expressiva. A cultura deste período era nômade, pois o homem era caçador e pescador, e a sua pintura revela isto. Este homem primitivo aprendeu a usar o fogo para se proteger dos animais e lascando a pedra foi possível fazer instrumentos para caçar, lutar e entalhar nas paredes e pedras. Nas cavernas pintava ursos, veados, bisões, usando como material a terra, o carvão, sangue, gordura dos animais, gravetos e os próprios dedos. Também criavam figuras femininas volumosas revelando a importância da fertilidade para ele. As obras destes primeiros artistas foram encontradas na Europa e também no Brasil.

Veja em:
http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/a_caverna_onde_a_arte_nasceu_imprimir.html



"(...) a meta maior foi e sempre será a arte. Foi daí que veio tudo e para lá deve voltar." Domingos de Oliveira



A seguir um vídeo do Youtube sobre a arte da Pré-História do Brasil






A seguir um vídeo do Youtube sobre a arte Pré-Histórica na França


Fruição de Obras de Arte


Como devemos observar uma obra de arte?

Podemos desenvolver o nosso olhar e também a nossa imaginação e criatividade observando coisas ao nosso redor, experimentando materiais próprios da arte e outros, visitando museus e galerias, vendo obras de diferentes épocas e povos, lendo história da arte e crítica de arte. Todas estas atividades nos ajudam a criar e a fruir obras de arte, porque a nossa visão em relação à experiência estética se amplia.



"Encontrar palavras para descrever e analisar obras de arte fornece com frequência o único caminho que nos poderá ajudar a progredir de um mero olhar passivo para um ver ativo e discernidor." (Susan Woordford)





Leitura do texto visual

Leitura formal
Observando obras de arte podemos perceber o seu aspecto formal e fazer uma leitura formal delas, ou seja dos elementos da sua linguagem, que são os seus elementos expressivos: a linha, o volume, a cor, os contrastes, etc.

Leitura interpretativa
Podemos fazer também uma leitura interpretativa, ou seja, lendo o que se vê, fazendo uma interpretação da obra à sua meneira, ou seja,de acordo com a sua visão de vida.




Portanto, nas obras artísticas da humanidade podemos observar e ler o texto visual, ou seja, o tema, o contexto histórico (função, crenças, situação política, econômica e social da época e do lugar, do meio em que o artista vive), as formas, os significados, relacionando tudo da composição.



Neste vídeo do Youtube pode-se perceber que a Arte, durante os séculos, teve várias funções.


Agora, procure ver imagens de obras de arte e analisá-las: cor, forma, época, etc.