Total de visualizações de página

Wassily Kandinsky (1866-1944)

A fruição de obras de arte


A fruição de obras de arte, através de gravuras, outras mídias e visitas a museus é de grande importância para a alfabetização visual. Atualmente os recursos disponíveis são muitos, o que facilita bastante atingir este objetivo.
Em algumas postagens deste blog deixarei algumas informações sobre alguns artistas e suas obras. Esta é sobre Kandinsky, o criador da arte abstrata.


Wassily Kandinsky, pintor russo naturalizado frances, começou a estudar arte em
1896, em Munique, na Alemanha, por volta dos 30 anos, quando era advogado. No início da carreira, pintava formas figurativas e sua pintura passou por várias fases: primitivista, expressionista, art nouveau, arte russa, até criar a arte abstrata com formas geométricas, em 1908, ao perceber que um de seus quadros que estava com a composição das figuras em posição contrária tinha mais beleza formal.


No seu livro "Do Espiritual na Arte" a sua idéia era não representar os objetos, mas sim a expressão dos sentimentos do artista. Segundo ele, o que inspira a verdadeira arte é a necessidade interior. Escreveu também " Reminiscências" e "Ponto e Linha sobre o Plano".


"Quem cria uma obra cria um mundo." Wasssily kandinsky


Abaixo, um vídeo do Youtube, com algumas obras do artista. Depois veja outros com suas obras figurativas.