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Todos Podem Desenhar

Esta é a primeira postagem sobre os trabalhos dos meus alunos de Educação Artística

"Tudo que recebemos foi algo que outras pessoas compartilharam, doaram, fizeram circular. (...) O que nós doamos nos confere a alegria de estarmos cooperando, nos sentindo juntos, permutando a todo grupo humano. Quando nos fechamos guardando o que descobrimos, o que nos passam, tudo se perde porque o que está vivo, se não trocar e crescer, tende a empobrecer e morrer. (...)"


Todos podem desenhar

Nas aulas de desenho meus alunos puderam perceber que todos podem desenhar, que todos podem desenvolver a capacidade de observar, que desenho é representar graficamente através de traços a forma, o movimento, a aparência, o tamanho, a posição, o volume, a textura, a luz e a sombra, o claro e o escuro. Nelas fizeram exercícios com linhas em várias direções e com diferentes espessuras a fim de soltarem o traço, observarem a diferença entre elas e conhecer seus nomes.


A seguir desenhos dos meus alunos para através deles comentarem sobre as formas criadas.



Sem título - Josemar, aluno
grafite s/papel
Desenho Livre 

 
"O gesto gráfico é o exercício da sensibilidade." (Edith Derdik)




Sem título - Alexandre, aluno
grafite s/papel
Desenho Livre



Os trabalhos acima foram alguns dos resultados de uma proposta que dei aos alunos que começavam suas aulas de artes visuais comigo, com o objetivo de fazer uma avaliação diagnóstica. Através destes desenhos puderam todos eles perceber que desenhar faz parte da essência humana, que todas as pessoas podem desenhar, já que o essencial desta linguagem são os diversos tipos de linhas, de sombras, de tamanhos, de espaços, etc. Que desenhar é representar graficamente, através de traços. Que o importante ao se olhar um objeto é observar estes elementos e não a figura em si. Eles entenderam, então, que esta é a maneira de ver do artista, é a maneira que toda pessoa criativa vê as coisas ao seu redor, porque não usa somente o lado esquerdo do cérebro, que só analisa o que vê, mas usa também o hemisfério direito deste, que vê de forma sensível, intuitiva, simbólica, que faz uma leitura visual das coisas, que vê artisticamente. Compeenderam, a partir desta proposta, que para desenhar é preciso observar bem, conhecer, exercitar as formas, ou seja, as linhas retas, curvas, círculos, semicírculos, etc.


"A tomada da consciência da forma é fundamental para o processo de desenvolvimento gráfico e do pensamento visual." (Edith Derdyk )


O pensamento construtivista, resultado das pesquisas sobre a psicogênese da lingua escrita, foi desenvolvido por Emília Ferreiro e Teberoky. Trata-se de uma metodologia na qual o professor conhece a quem ensina e o que ensina, por isso não propõe deixar que o aluno aprenda sozinho, abandonado, mas sim que se saiba sobre o conhecimento prévio que ele já possui da linguagem. Desta forma, também, o aluno toma consciência de que já a conhece e possui.

Veja em:
http://3.bp.blogspot.com/_sRFT0YvRqQ/S_rGYVnd6bl/AAAAAAAADsoqUW_tul_kE&E/s1600/espiral+chrome.Rpng




A seguir desenhos de alunos com linhas




Exercído com linhas paralelas





Exercício com linhas circulares



Exercício de Gradação Tonal



Os exercícios acima têm como objetivo fazer com que a mão do aluno fique leve e firme para o desenho, também serve para que perfeiçoe o traçado, e para ele observar a escala de tom com diferentes lápis de grafite, a fim de lhe possibilitar a criação do efeito de volume nos objetos que vier a representar, com a aplicação de sombra e de luz.

A seguir um vídeo do Youtube sobre exercício com linhas horizontais e verticais


Agora faça você também exercícios com linhas.



"O desenho não é a forma, é a maneira de ver a forma." Edgar Degas



Nota: Os trabalhos desta postagem não são recentes.