Total de visualizações de página

Releituras de Fernando Botero

Um artista colombiano


Fernando Botero tem obras em várias linguagens: desenho, pintura e escultura, e com diversos temas, tais como a família, personagens da Corte, da História da Arte, do cotidiano, da cultura colombiana, de animais, de mãos, etc. Ele fez também releituras das obras de Leonardo da Vinci, de van Eyck e de outros artistas, mas todas com formas volumosas, características de seus trabalhos.

Veja em:

Após a leitura, pesquisa e informações sobre as obras de Fernando Botero e o artista, meus alunos puderam trabalhar com a linguagem de desenho, da pintura e da escultura usando diversos materiais: lápis grafite, lápis de cor, caneta hidrocor, tinta guache e a plastilina para criarem esculturas, aqui não apresentadas.

Monalisa numa Praia do Rio de Janeiro - aluno Márcio
guache s/ papel


No trabalho acima, o aluno situou a Monalisa num outro ambiente. A de Botero tem como fundo um cenário da Colômbia, este tem como fundo uma praia do Rio de Janeiro, utilizando outra técnica e material.


Mulher no Telhado - aluna: Profa. Vaneci, no Curso para Professores do Ensino Fundamental
lápis de cor e de cera s/ papel


No trabalho acima, a aluna uniu figuras da obra Mulher Recostada com uma figura da obra Gato no Telhado, ambas de Fernando Botero, integrando-as plasticamente em cores terrosas, criando, assim, uma nova obra e dando-lhe um outro significado.

Mulher - aluna: Prfa. Rita, no Curso para Professores do Ensino Fundamental
técnica mista s/ papel

No trabalho acima, a aluna inverteu a posição da figura da obra Mulher Caindo de Uma Sacada, também utilizando outros materiais, cores e técnica.




Menina - aluna: Profa. Cristina, no Curso para Professores do Ensino Fundamental
lápis de cor s/ papel

 
No trabalho acima, a aluna inseriu a figura do chapéu da obra Mulher de Chapéu na figura da obra Menina (depois de Velasquez), ambas também de Fernando Botero, utilizando outro material e técnica.




Gato - aluna: Profa.: Ana, no Curso para Professores do Ensino Fundamental
técnica mista

No trabalho acima, a aluna retirou figuras da obra Gato no Telhado e acrescentou figura da obra A Mulher Recostada, ambas de Botero, criando uma nova imagem com outra técnica, forma e cor.



Soldado - de alunolápis de cor s/ papel


Figura Masculina da Corte - de aluno
lápis grafite s/ papel



Mulher Caindo - de aluno guache s/ papel


Natureza Morta - de aluno
guache s/ papel
Nos trabalhos acima, podemos observar que os alunos usaram algumas figuras das obras de Botero, retirando outras, para criarem novas imagens plásticas.


Abaixo, alguns alunos executando a atividade.

Um aluno pintando a sua Monalisa e o outro pintando Mulher Caindo

Aluno fazendo uma releitura com tinta guache



Aluno pintando com lápis de cor, a partir de trabalhos de Fernando Botero, onde selecionou parte de uma das gravuras.

Aluna pintando com tinta guache, a partir de um fragmento de uma obra de F. Botero, conforme se observa na gravura que escolheu, sobre a cadeira, para fazer a releitura.


 

"O papel da arte na educação é grandemente afetada pelo modo como o professor e o aluno vêem o papel da arte fora da escola." Ana Mae Barbosa

Filme e livros com gravuras de obras de arte serviram para a sensibilização e a sistematização, com contextualização na História da Arte, leitura e releitura, análise dos trabalhos e das aulas.
A seguir, frases de alguns alunos quando pedi que escrevessem o que descobriram com as aulas de artes plásticas.


"a arte romana imitava a arte grega, o tempo renascentista retorna à arte grega, agora a nossa época tende a usar as artes dos outros períodos, para não deixar que elas desapareçam das nosssas mentes." Luiz Gabriel - 8a. série


"Eu entendi que a arte passou por vários períodos (...), mas todos têm uma coisa em comum, eles sempre nos falam de alguma coisa." Antônio - 6a. série


Nota: Os trabalhos desta postagem não são recentes.




***