Total de visualizações de página

Professor e Educador

O professor geralmente é um educador

O Professor ensina a sua matéria, mas quando é também um educador ele assume a responsabilidade de educar, porque além da sua qualidade pedagógica ele possui consciência social e se envolve humanamente no que faz, sabendo que só a troca leva ao conhecimento.


"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." Cora Coralina


Eu e os meus alunos, que comentam os trabalhos apresentados de desenho feitos a partir da história do Mestre Vitalino.

Na aula, acima, com muita atenção e interesse os alunos refletem sobre o próprio trabalho e sobre os dos colegas, aprendendo também com eles e aprendendo a respeitar as diferenças. Eu, como professora e educadora, oriento e faço a mediação nesta relação.


"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar." Píndaro


Sabemos que o professor e educador muitas vezes repreende o aluno, muitas vezes perde a paciência, a serenidade apesar de ser afetuoso, paciente, sereno e tolerante, porque precisa, em certas ocasiões, destas atitudes para alcançar bons resultados dos alunos. Caso contrário seria um professor muito passivo, subserviente, indiferente ou sem preparo para a sua função. Mas sempre, com certeza, de forma educada servindo de bom exemplo para os seus docentes, que por isso o entendem, sentem afeto por ele e o respeitam.


Abaixo um vídeo, do Youtube, sobre o que é ser um professor educador.



"Longo é o caminho do ensino por meio de teorias, breve e eficaz por meio de exemplos." Sêneca


***