Total de visualizações de página

Desenho de Memória - de Alunos

Desenho de Memória

Os tipos de desenho são: desenho de observação, desenho de memória e desenho de criação.

Através da proposta para fazerem um Desenho de Memória, usando somente a linha de contorno de um objeto, meus alunos puderam trabalhar no papel com o lápis grafite e perceber nele as linhas retas, curvas, inclinadas e paralelas, como as dos exemplos abaixo.





Sem título - Márcio, aluno
grafite s/papel
Desenho de Memória


Sem título - Márcio, aluno
grafite s/papel
Desenho de Memória



Os desenhos acima foram feitos a partir da lembrança e escolha dos alunos, sem que se tenha colocado antes o objeto para observarem.
Observa-se que ao desenhar um objeto de memória as informações que se tem sobre ele foram representadas com forma simplificada, ou seja, com a forma básica.


"O olho, ponte entre a percepção e o mundo fenomenal, passa a ser a linha que liga dois universos: o lá de dentro e o lá de fora." (Edith Derdyk)


Neste vídeo do Youtube podemos ver um desenho de vista aérea da Itália feito de memória.




Tente fazer um desenho de memória, agora.


O desenho de memória pode ser feito como um esboço, de forma rápida, espontânea, de partes, do essencial ou do que é mais significativo de uma figura qualquer para quem desenha, ou seja, lugar, pessoa, objeto registrado na sua mente e transportado para o papel, depois incluir pormenores e outros elementos visuais como tons, texturas, cor, etc.,que achar necessário.
 
Pode-se também começar o desenho a partir da observação de um modelo, de um objeto bem observado e manuseado, e em seguida retirado do campo visual de quem vai representá-lo no papel ou em outro suporte.


Nota: Os trabalhos desta postagem não são recentes.



2 comentários:

  1. oi, meu nome é Mariana e vou fazer prova de percepção visual na federal de Minas,gostaria de saber se voce sabe algo sobre a prova, se tem alguma dica, ou alguma recomendação de livro ou de algum de seus posts. gosto de desenhar mas nunca fiz aula de desenho...
    adorei o blog
    obrigada

    ResponderExcluir
  2. Mariana, infelizmente não pude responder a você na época. Que bom que gostou do blog. Espero que continue participando. Abraços.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.