Total de visualizações de página

Desenho de Memória - de Alunos

Desenho de Memória

Os tipos de desenho são: desenho de observação, desenho de memória e desenho de criação.

Através da proposta para fazerem um Desenho de Memória, usando somente a linha de contorno de um objeto, meus alunos puderam trabalhar no papel com o lápis grafite e perceber nele as linhas retas, curvas, inclinadas e paralelas, como as dos exemplos abaixo.





Sem título - Márcio, aluno
grafite s/papel
Desenho de Memória


Sem título - Márcio, aluno
grafite s/papel
Desenho de Memória



Os desenhos acima foram feitos a partir da lembrança e escolha dos alunos, sem que se tenha colocado antes o objeto para observarem.
Observa-se que ao desenhar um objeto de memória as informações que se tem sobre ele foram representadas com forma simplificada, ou seja, com a forma básica.


"O olho, ponte entre a percepção e o mundo fenomenal, passa a ser a linha que liga dois universos: o lá de dentro e o lá de fora." (Edith Derdyk)


Neste vídeo do Youtube podemos ver um desenho de vista aérea da Itália feito de memória.




Tente fazer um desenho de memória, agora.


O desenho de memória pode ser feito como um esboço, de forma rápida, espontânea, de partes, do essencial ou do que é mais significativo de uma figura qualquer para quem desenha, ou seja, lugar, pessoa, objeto registrado na sua mente e transportado para o papel, depois incluir pormenores e outros elementos visuais como tons, texturas, cor, etc.,que achar necessário.
 
Pode-se também começar o desenho a partir da observação de um modelo, de um objeto bem observado e manuseado, e em seguida retirado do campo visual de quem vai representá-lo no papel ou em outro suporte.


Nota: Os trabalhos desta postagem não são recentes.



Desenho Coletivo de Alunos

Desenho Coletivo

 
Desenho coletivo é aquele que um grupo de pessoas deu início e outras completaram a composição.

Através deste tipo de desenho, meus alunos puderam perceber a variedade de formas que se pode criar e que as diferentes soluções possibilitaram o enriquecimento do trabalho. A figura criada por um colega pode servir como sugestão para um outro imaginar a sua, criando novas abordagens para um mesmo tema, associando formas, representando espaços, sentimentos e idéias.


Sem título - de alunos, 7a. série
grafite s/papel
Desenho Coletivo



Sem título - de alunos, 6a. série
técnica mista - grafite, caneta hidrocor e lápis de cor s/papel
Desenho Coletivo



Sem título - de alunos
grafite s/papel
Desenho Coletivo

 

"A interferência escolar pode atuar de maneira criativa e enriquecedora, contribuindo para a continuidade das descobertas
e dos experimentos gráficos (...). " (Edith Derdik)


Desenhar junto com o grupo é uma prática que valoriza a criação do jovem, diferentemente da reprodução de desenhos que poda a sua criatividade e a sua liberdade de expressão. Também leva-o a respeitar o trabalho do colega, ver o seu respeitado, e contribuindo no processo e resultado final da atividade proposta.


"Educai as crianças e não será preciso punir os Homens". (Pitágoras de Samos)

"A importância do Grupo é fundamental. Ela possibilita, favorece e avalia nosso direito a novas crenças, novas opções e novas atitudes. A frequência continuada nos proporciona o exercício do novo, da mudança." (Maria Tude - psicóloga)


A seguir um vídeo do Youtube mostrando uma outra atividade para a criação de um desenho coletivo.

Agora junte um um grupo de pessoas e faça um desenho coletivo!


Nota: Os trabalhos desta postagem não são recentes.