Total de visualizações de página

Desenho de Alunos com Diferentes Materiais

Desenho com diferentes materiais

Conhecendo os elementos do desenho com materiais simples, como o papel e o lápis, observando-se e observando o outro, o seu meio, desenhando, representando graficamente seus sentimentos, o que observa no seu dia a dia e suas ideias, o indivíduo poderá em seguida explorar outras modalidades da linguagem visual, outra forma expressiva e outros materiais, desenvolvendo, assim, cada vez mais seus sentidos e, consequentemente, sua sensibilidade.


É preciso que quem desenha pense a respeito do seu desenho, é importante que o aluno seja respeitado pelo professor, e também que este faça perguntas que possam ajudar o iniciante na linguagem, ajúdá-lo a gostar de desenhar, a acreditar que pode fazê-lo, a confiar no seu traço, a avançar,estimulando-o desta forma a construir imagens e criar situações, ficando feliz com as suas descobertas, desejando buscar mais e descobrir mais...

"As imagens povoam o cotidiano das pessoas e, no entanto permanecem como sistema de signo desconhecido." (Ana Mae Barbosa)

Observa-se nos trabalhos abaixo as diferenças de tratamento, com jogo de luz e sombra através de massa e trama. Pode-se também usar pontos para se conseguir este jogo. Fica ainda mais rico quando no desenho se utiliza mais de um tipo.

Textura

A textura indica a qualidade do material. Se ele é liso ou áspero, por exemplo. Ela também reforça o efeito realista do desenho.


Trabalho com linhas para criar textura da madeira, através de trama.

                                                            

Sem título - Josimar
grafite s/papel
Desenho de Observação

 
Sem título - André, aluno
grafite s/papel
Desenho de Observação


Sem título - de aluno
grafite s/papel
Desenho de Observação


Através do desenho foi possível o aluno produzir texturas a partir da observação de um elemento da natureza, utilizando diferentes tonalidades, tipos, espessuras e direção de linhas ampliando, assim, o seu repertório gráfico. Uma outra atividade proposta foi a de imprimir a textura colocando papel s/ o objeto e passando sobre ele o lápis inclinado. Também propus aos alunos fazerem outros desenhos a partir de um objeto com bastante textura e de sua escolha. Em seguida os trabalhos foram expostos para os alunos falarem sobre o processo experimentado, as dificuldades e as diferentes soluções encontradas, a intensidade da força utilizada, a posição do lápis e os elementos da linguagem trabalhados, como o ponto, a linha, o claro, o escuro, a luz, a sombra, etc. Desta maneira se socializaram, fizeram uma reflexão e analisaram os trabalhos em geral. Foi importante relacionarem suas produções com as de artistas como por exemplo Mondrian, que transformou suas figuras de árvores em formas geométricas, e de outros onde as texturas se destacam.

Veja em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Grafite

"Se Mondrian passou da árvore ao quadrado, ele apenas aproveitou uma das possibilidades da árvore. Agora, nós devemos quebrar o quadrado para reencontrar a árvore." (Frans Krajcberg)

Trabalho com linha de contorno.


Sem título - Wallace, aluno
caneta hidrocor s/papel
Desenho de Observação - de uma obra de arte

Alinhar à esquerda
A proposta de trabalho com linha de contorno possibilitou aos alunos delimitarem a figura e conhecerem as obras de vários artistas que dela também se utilizaram para criar suas obras, como por exemplo Cândido Portinari e Tarsila do Amaral entre outros.

Veja em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Compacto


Trabalho com linhas de diferentes espessuras, criando massa.


Sem título - Eric, aluno - 12 anos
nanquim s/papel
Desenho de Observação - de obras originais de Caribé

A seguir, trabalho com traços em várias direções, criando efeito de claro e escuro através da chamada trama.


Sem título - Eduardo
tinta nanquim s/papel
Desenho de Observação - de uma obra de arte


Sem título - Márcia, aluna
tinta nanquim s/papel
Desenho de Observação - de uma fotografia


A trama apresenta linhas mais próximas onde há ausência de luz e linhas mais distantes onde há mais luz.


Trabalho com linha de contorno e linhas paralelas.


Sem título - João Henrique, aluno
nanquim s/papel
Desenho de Imaginação


A tinta nanquim é muito usada para desenho e para escrever. Existe em preto e em diversas cores. É conhecida também como tinta da China. Nos Estados Unidos e na Inglaterra é chamada de India Ink.


Trabalho com vários tipos de linhas.



Sem título - Wallace, aluno - 12 anos
caneta hidrográfica s/papel
Desenho de Criação





Veja em:
http://2.bp.blogspot.com/_QWeRIRMMseE/S3RxJWeaZVI/AAAAAAAABOM/I4SKL5ZDrt8/s1600-h/III+-+1+-+0+regresso+so+principe.jpg


Trabalhos com a tinta guache.




Sem título - de aluno
guache s/papel
Desenho de Memória da calçada de Copacabana




Sem título - de aluno
guache s/papel
Desenho de Observação de uma fantasia de Escola de Samba, do Rio de Janeiro



A tinta guache é opaca, ou seja, não é transparente como a aquarela. É utilizada há muitos anos, como por exemplo nas iluminuras da Idade Média. Existe em tubos, pastilhas e potes. É diluída em água ficando um pouco espessa. É, principalmente, material de técnica de pintura, mas também é utilizada em desenhos e em técnica mista.



Veja em:
http://wikipedia.org/wiki/tinta_nanquim
http://nanquim.com.br/?page_id=123




A seguir um vídeo do Youtube sobre desenho a nanquin.




Agora desenhe com diferentes materiais, a partir de um só tema ou de vários.



Nota:  Os trabalhos desta postagem não são recentes.