Total de visualizações de página

Forma e Conteúdo

FORMA

A forma surge com a linha. Ela transmite signficados e direções, por isso é muito importante para a composição.

Ela depende da visão do artista, não depende de habilidadade técnica, pois é uma questão intelectual, intuição e idéia, emoção e razão, criatividade. A maneira
como o artista relaciona os elementos da linguagem, os elementos expressivos, ou seja, os elementos visuais, é que constrói a forma. A plasticidade, a força expressiva do trabalho depende dela.

Há várias definições para o termo forma:

"A forma é o próprio conteúdo da obra." (Henri Focillon)

"A forma não deve ser confundida com a figura exterior de um objeto, com o seu contorno. A forma não é alguma coisa de geométrico, que apareça idêntico a todo mundo. É uma qualidade que ultrapassa o conhecimento comum e intensifica a vida de um objeto de diversos modos e com ajuda da imaginação." (Berenson)

"É preciso dizer, não que o objeto tem uma forma, mas sim que ele é uma forma." (Paul Guilhaume)

"a beleza da arte, sendo a beleza da forma como está sendo dito, não o que está sendo ilustrado." (Adélia Prado)


Para Arhein nehum objeto se percebe como único e isolado, nós percebemos o que nos interessa.
Para Rigano nós percebemos o que nos satisfaz.
Para Merleau-Ponty a forma não é a figura do objeto mas o que o indivíduo forma com o objeto. O objeto estético não tem uma forma, ele é a forma.
Para Fechner as formas que chamam a atenção, se observa e se recorda são primeiramente as geométricas, depois as naturais e em seguida as extravagantes, da fantasia. Prefere-se o que é simples, o concreto, porque dá satisfação com pouco esforço mental.

As formas básicas são:


O QUADRADO __ linha vertical e horizontal (que são a referência primária do homem) expressam estabilidade, equilíbrio, forma estática.


O TRIÂNGULO __ linhas diagonais (opostas à vertical e horizontal) expressam instabilidade, o movimento.

O CÍRCULO __ curvas expressam suavidade

Essas formas geométricas, que são estáticas, sem movimento e tensões são também chamadas de "boas formas", pela teoria da Gestalt, porque são simétricas.

Na palestra que assisti de Fayga Ostrower, ela comentou que na verdade na arte as boas formas são as formas expressivas, as com qualidade, as que contém vários signficados na mesma forma, caso contrário não serão artísticas. Que forma não é método, que forma vêm impregnada de conteúdo expressivo.

CONTEÚDO

O conteúdo não é o tema, o assunto, é a mensagem, a expressão.

Para Kandinsky o conteúdo de uma obra encontra sua expressão na composição.

O contorno produz a forma, mas a forma não é o contorno.


FORMA E CONTEÚDO

O conteúdo afeta a forma e esta o afeta também, eles não se dissociam. Nós compreendemos a forma e o conteúdo simultaneamente.


"A interação de conteúdo e forma é um problema vital nas artes, e não só nas artes."

"Se as intenções compositivas originais do criador da mensagem visual forem bem sucedidas (...). Se as soluções forem extremamante acertadas, a relação entre forma e conteúdo poderá ser discreta como elegante. Quando as soluções, estratégicas não são boas, o efeito visual será ambíguo." (Donis A. Dondis)


Leia mais sobre o assunto em:

http://www.musicaeeducacao.mus.br/artigos/gilbertoborgesconteudoestilonaobradearte.pdf

http://www.psicanaliseecriatividade.com.br/liter.php?id=2477

"A leitura de imagem é prioritária no mundo atual." Ana mae Barbosa

"Há várias pesquisas mostrando que a maior parte da nossa aprendizagem informal se dá através da imagem e parte dessa aprendizagem é inconsciente. A imagem nos domina porque não conhecemos a gramática visual nem exercitamos o pensamento visual para descobrir sistemas de significação através das imagens.
Uma alfabetização para a leitura da imagem através da educação formal tornaria consciente toda aprendizagem, alimentando a capacidade de reflexão do estudante." Ana Mae Barbosa

A seguir vídeos do youtube sobre Forma e Conteúdo.