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A Criança e o Desenho

Toda criança gosta de desenhar


"Toda criança é artista. O problema é como permanecer artista depois de crescer." Pablo Picasso

"Antes eu desenhava como Rafael mas precisei de toda uma existência para aprender a desenhar como as crianças." Pablo Picasso

"A produção gráfica das crianças encantam pela beleza, pela síntese do humano que encerram e pela poesia."

"As crianças têm necessidade de desenhar, e desde o final do séc. XIX, muitos teóricos têm se dedicado a entender essas marcas fascinantes feitas por elas, os motivos que as levam a mudar seus rabiscos, suas representações (...)."

"De acordo com a teoria piagetiana, a criança reconstrói criativamente o objeto do conhecimento ao tentar compreendê-lo (...) através da ação da criança sobre os objetos de seu meio e depois (...) para o plano da represenação, onde ela vai agir em pensamento."

"Conforme Luquet, o primeiro estágio do desenho, denominado Realismo Fortuito, no nível do Desenho Involuntário, é aquele em que a criança faz marcas numa superfície pelo prazer visual, gestual, de traçar linhas sem a  intenção de representar."




Rodrigo - traçando pela primeira vez

"O nível seguinte, Desenho Voluntário (...) inicia quando a criança interpreta suas marcas gráficas e passa a ter a intenção de representar o seu meio através do desenho (...) mesmo que sua intenção e sua interpretação (...) não coincida ou se altere (...)"



Não junta as partes

"O segundo estágio é o da Incapacidade Sintética, em que a criança começa a construir formas deferenciadas para cada categoria de objeto. De acordo com Piaget, ou seja, estão relacionadas às características mais gerais dos ojetos: fechado/aberto, dentro/fora, perto/longe(...)"


 


Coloca tudo que vê, profundidade, transparência, gira a folha, ergue a rua

"O terceiro estágio do desenho, Realismo Intelectual é aquele em que a criança procura se expressar e criar de forma mais ampla e rica nessa linguagem em que constrói formas para cada categoria de objeto, colocando tudo o que vê e o que conhece do objeto (...) em que busca organizar as formas no espaço e estabelecer representações de cor para elas."



Linha do chão

"A linha do chão torna-se, então, uma constante nos trabalhos. A criança utiliza-se de vários processos para representar as formas exemplares: o rebatimento, a planificação, a transparência, as formas tangentes, as mudanças de ponto de vista (...) inicia-se (...) a construção de reações projetivas (...) e euclidianas (proporções e distâncias para representar o espaço)."


Beatriz
A faixa azul mais escura representa a linha do chão.

Início da Perspectiva

"O último estágio do Realismo Visual é aqule em que a criança busca desenhar apenas o que percebe visualmente dos objetos, em que procura representar a profundidade, a sobreposição, as opacidâncias e as proporções dos objetos (...) há uma apropriação das convenções gráficas do desenho, como a perspectiva, o escorso (...)"




Julliana - pintando com tinta acríla s/ tela


"(...)as concepções a respeito do processo de desenho se alteram à medida que ela (a criança) se apropria dessa linguagem, e que o desenho é considerado um objeto de conhecimento, em que ação, pensamento e emoção se entrelaçam."

"nem sempre a criança tem um plano do que vai desenhar, muitas vezes é a ação de desenhar, uma cor ou um certo traço que vai lhe possibilitar inventar o seu desenho."

 

"O desenho começa como uma escrita e a escrita começa como um desenho."

"A arte é uma forma de construir conhecimento, que envolve inteligência e sensibilidade, mas que também influi na construção de conhecimentos, em especial em relação à construção da escrita. Assim, possibilitar às crianças que desenhem, ao contrário, de ser uma perda de tempo, é propiciar-lhes representar graficamente suas experiências."

"Sob o olhar de um educador atencioso as brincadeiras infantis revelam um conteúdo riquíssimo que pode ser usado para estimular o aprendizado." Giles Brougère


Maíra - aluna
Técnica mista - modelagem, pintura e colagem s/ papelão
com massinha, tinta, pena e purpurina
Trabalho sobre a chegada dos portugueses no Brasil
e a troca de seus produtos com os dos índios.
 

O desenho é primeira representação gráfica das crianças e um conhecimento muito importante para o seu desenvolvimento, por isso deve servir de instrumento para aprenderem o conteúdo de outros campos de conhecimento.

"As crianças se expressam e buscam conhecer o mundo através da arte. Seus desenhos são o que elas sentem e pensam sobre as coisas."

Elas estão sempre procurando um lugar para fazerem seus traços, suas garatujas, suas marcas, seus desenhos. Se estão na terra procuram um material que lhe sirva para desenhar: um graveto, um caule, uma pedra, etc. Se estão na praia: um palito de sorvete. Se estão numa calçada: carvão ou giz. Mesas, cadeiras, paredes, troncos de árvores e muros são uma atração.

" A família é que faz a criança entrar em contato com a arte. A escola também." Denise Grispum
"A família que apoia a arte, mais integral se torna a educação."

"Embora os primeiros traços que as crianças façam no papel possam não ter sentido algum para os adultos, essas garatujas são parte integrante do desenvolvimento e devem ser encorajados."

O desenho estimula a concentração, a atenção a aprendizagem em geral, a capacidade de perceber (contornos, espaços negativos e positivos, proporção, perspectiva, luz e sombra, volumes, o todo), a comunicação não-verbal, o lado direito do cérebro, ou seja, o lado do raciocínio criativo, intuitivo e da força simbólica.

"A arte não começa com o primeiro rabisco que a criança faz. Na realidade tem início mais cedo, quando a criança reage às experiencias sensoriais estabelecendo o controle com o mundo. Essa é de fato a base essencial para a produção de formas artísticas."