Total de visualizações de página

Todos Podem Desenhar

Esta é a primeira postagem sobre os trabalhos dos meus alunos de Educação Artística

"Tudo que recebemos foi algo que outras pessoas compartilharam, doaram, fizeram circular. (...) O que nós doamos nos confere a alegria de estarmos cooperando, nos sentindo juntos, permutando a todo grupo humano. Quando nos fechamos guardando o que descobrimos, o que nos passam, tudo se perde porque o que está vivo, se não trocar e crescer, tende a empobrecer e morrer. (...)"


Todos podem desenhar

Nas aulas de desenho meus alunos puderam perceber que todos podem desenhar, que todos podem desenvolver a capacidade de observar, que desenho é representar graficamente através de traços a forma, o movimento, a aparência, o tamanho, a posição, o volume, a textura, a luz e a sombra, o claro e o escuro. Nelas fizeram exercícios com linhas em várias direções e com diferentes espessuras a fim de soltarem o traço, observarem a diferença entre elas e conhecer seus nomes.


A seguir desenhos dos meus alunos para através deles comentarem sobre as formas criadas.



Sem título - Josemar, aluno
grafite s/papel
Desenho Livre 

 
"O gesto gráfico é o exercício da sensibilidade." (Edith Derdik)




Sem título - Alexandre, aluno
grafite s/papel
Desenho Livre



Os trabalhos acima foram alguns dos resultados de uma proposta que dei aos alunos que começavam suas aulas de artes visuais comigo, com o objetivo de fazer uma avaliação diagnóstica. Através destes desenhos puderam todos eles perceber que desenhar faz parte da essência humana, que todas as pessoas podem desenhar, já que o essencial desta linguagem são os diversos tipos de linhas, de sombras, de tamanhos, de espaços, etc. Que desenhar é representar graficamente, através de traços. Que o importante ao se olhar um objeto é observar estes elementos e não a figura em si. Eles entenderam, então, que esta é a maneira de ver do artista, é a maneira que toda pessoa criativa vê as coisas ao seu redor, porque não usa somente o lado esquerdo do cérebro, que só analisa o que vê, mas usa também o hemisfério direito deste, que vê de forma sensível, intuitiva, simbólica, que faz uma leitura visual das coisas, que vê artisticamente. Compeenderam, a partir desta proposta, que para desenhar é preciso observar bem, conhecer, exercitar as formas, ou seja, as linhas retas, curvas, círculos, semicírculos, etc.


"A tomada da consciência da forma é fundamental para o processo de desenvolvimento gráfico e do pensamento visual." (Edith Derdyk )


O pensamento construtivista, resultado das pesquisas sobre a psicogênese da lingua escrita, foi desenvolvido por Emília Ferreiro e Teberoky. Trata-se de uma metodologia na qual o professor conhece a quem ensina e o que ensina, por isso não propõe deixar que o aluno aprenda sozinho, abandonado, mas sim que se saiba sobre o conhecimento prévio que ele já possui da linguagem. Desta forma, também, o aluno toma consciência de que já a conhece e possui.

Veja em:
http://3.bp.blogspot.com/_sRFT0YvRqQ/S_rGYVnd6bl/AAAAAAAADsoqUW_tul_kE&E/s1600/espiral+chrome.Rpng




A seguir desenhos de alunos com linhas




Exercído com linhas paralelas





Exercício com linhas circulares



Exercício de Gradação Tonal



Os exercícios acima têm como objetivo fazer com que a mão do aluno fique leve e firme para o desenho, também serve para que perfeiçoe o traçado, e para ele observar a escala de tom com diferentes lápis de grafite, a fim de lhe possibilitar a criação do efeito de volume nos objetos que vier a representar, com a aplicação de sombra e de luz.

A seguir um vídeo do Youtube sobre exercício com linhas horizontais e verticais


Agora faça você também exercícios com linhas.



"O desenho não é a forma, é a maneira de ver a forma." Edgar Degas



Nota: Os trabalhos desta postagem não são recentes.

2 comentários:

  1. Parabens pelo seu blog, entrei aqui atraves de um forum sobre saber desenhar, que era uma mera curiosidade... acabei encontrsndo um blog super interessante, continuarei frenquentando. Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Anny Freitas, obrigada pelo seu comentário. Araços.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.