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Ver a Arte Através de Temas dos Alunos

A Arte pode ser vista através de temas

Através do "fazer" seus próprios desenhos, do "ver" e do "contextualizar" obras de arte, meus alunos puderam entender que a arte pode ser vista de vários modos, e que um deles é através do tema: retrato, paisagem, marinha, cena de interior, etc.


Os trabalhos de alunos, a seguir, foram feitos a partir das minhas propostas de desenho livre, desenho de memória, de desenho de criação, e também de desenho de observação que foram dadas em diferentes momentos, a fim de que experimentassem os diversos tipos desta linguagem. Em seguida, os trabalhos ficaram expostos para que os alunos pudessem observar e comentar os vários temas neles contidos. Perceberam, depois em gravuras, slides e fitas de vídeo que lhes apresentei, que também os artistas visuais exploram estes temas em suas obras figurativas, e que tudo lhes serve de pretexto para desenharem e pintarem.

"Qualquer pretexto gráfico é alvo de um campo de representações: bichos, plantas, carros, prédios, casas, sóis, árvores, gentes." (Edith Derdik)



Sem título - Carlos Henrique, aluno
grafites/papel
Desenho de Criação


Sem título - Jorge Henrique - aluno,8a. série
caneta hidrográfica e lápis de cor s/papel
Desenho de Criação



Nos dois trabalhos acima, verificamos que os desenhos apresentam características diferentes, embora se baseiem na figura humana e sejam inusitados. O primeiro mostra uma figura distorcida, assimétrica e não verossímel. O segundo também não tem preocupação em parecer um rosto real mas ao contrário da primeira na figura há traços que a tornam decorativa, e é simétrica embora existam alguns elementos assimétricos. Ambos os desenhos, portanto, são singulares.

"Uma pintura não tem que ser necessariamente idêntica ao mundo que vemos. Pode por exemplo, ser muito mais decorativa, como o próprio Matisse demonstrou num quadro como A sala vermelha (...). Toda a cena é completamente distinta em relação ao mundo que nos cerca__ a mesa elegantemente posta, a criada bem arrumada, etc. E por que haveria de ser igual? O delicioso jogo de motivos não é muito mais agradavel e, talvez, até mais apropriado para a decoração de uma superfície plana do que a mera reprodução do mundo natural?" (Susan Woodford)

Veja em:
http://twitpic.com/3t88l

É preciso, no entanto, que o professor possibilite a criação e a valorização do próprio traço do aluno, e mostre a ele que a linguagem visual é a que representa coisas, sentimentos, ideias,sensações, percepções, a visão de mundo do artista.

"O desenho vai da ação à representação na medida em que evoluiu de exercício sensório motor para a sua forma segundo jogo simbólico. O desenho entra na categoria de jogo simbólico ou imaginário quando permite à criança exprimir um pensamento individual. Com o passar do tempo, o ato de desenhar (...) passa a processar a percepção, emitindo conceitos. Ao acabar o desenho, geralmente, a criança para e olha o que fez: a ação registrada, a cena representada, a fantasia concretizada. O resultado também é importante para a criança." (Edith Derdyk)


O professor pode propor um desenho livre mas também pode sugerir que o aluno desenhe um passeio que goste de fazer, lugares onde goste de ir, que conhece há muito tempo ou visitou, alguém que conhece ou goste, uma obra de arte que admira, etc.

Tema: Gênero


"Festa do Arromba" - Fabiano, aluno
grafite s/papel
Desenho de Criação



Sem título - Valdeir - aluno 6a. série
grafite e lápis de cor s/papel
Desenho de Criação


Este tema mostra a vida do dia-a-dia das pessoas, o que fazem, o que gostam de fazer, onde vivem, etc.

Tema: Caricatura


Sem título - Alexandro - aluno, 8a. série
lápis de grafite, lápis de cor e caneta hidrográfica s/papel
Desenho de Criação



Sem título - Márcia - aluna, 6a. série
grafite s/papel
Desenho de Criação


A caricatura é um tipo de retrato, sem a preocupação com a verossimilhança,, mas acentuando traços característicos ou gestos da pessoa.
Tema: História em Quadrinho



Sem título - Diogo, aluno
grafite s/papel
Desenho de Criação




Sem título - de aluno
grafite s/papel
Desenho de Criação

Tema: História


Sem título - Charles, aluno
grafite, lápis de cor e caneta hidrocor s/papel
Desenho de Criação



Os temas históricos sempre inspiraram muitos artistas, tais como Jacques-Louis David, Francisco de Goya e Picasso, por exemplo com a obra Guernica, entre outros.

Tema: Mitologia


Sem título - Carlos - aluno, 6a. série
grafite s/papel
Desenho de Criação

As obras com tema mitólógico mostram deuses, como fez o pintor Peter Paul Rubens, que para isso teve que imaginar a cena para criá-la.



Tema: Tradição



Sem título - de aluno
caneta hidrográfica s/papel
Desenho de Criação - releitura de uma obra de Fernando Botero


Alguns artistas criam suas obras a partir de obras de outros artistas, ou seja, o tema que fazem é sobre a arte. Pode-se ver este tipo de trabalho nas telas de Édouard Manet, Pablo Picasso e muitos outros artistas.


Tema: Natureza Morta


Sem título - Rodrigo, aluno
lápis de grafite s/papel
Desenho de Criação - releitura de uma obra de Fernando Botero


Sem título - Márcio, aluno
grafite s/papel
Desenho de Criação - releitura de uma obra de Fernando Botero

Natureza-morta foi um tema muito pintado por Paul Cézanne, o pai da pintura moderna. Ele pintava uma composição com fruteira e frutas sobre uma mesa, assim como outros artistas o fizeram. O artista Andy Warhol pintou as latas de sopa Campbell. Qualquer objeto serve para se pintar este tema.



Tema: Imagem Religiosa


Sem título - de aluno
guache s/papel
Desenho de Observação - de uma fotografia


Deus, Cristo, Santos, Anjos, Adão e Eva, a Virgem, são algumas das figuras representadas neste tema em pinturas, desenhos e esculturas, feitas por diversos artistas até os dias de hoje.


Tema: Marinha



Sem título - André - aluno, 4a. série
grafite s/papel
Desenho de Criação





Sem título  - Kampella - aluno, 7a. série
grafite s/papel
Desenho de Memória

Nas marinhas os pintores e desenhistas representam o mar, barcos, navios, praias, o reflexo da luz na água e também tempestades.
Sombra e luz, claro e escuro ajudam na construção do trabalho, fazem com que as formas fiquem diferenciadas, criem contraste e volume.
A observação do que nos circunda e as ações que se vivencia proporcionam um bom motivo para a criação de um desenho, que assim, se torna um meio de se registrar experiências. O trabalho passa a ser sentido, o que não acontece com as atividades mecânicas de copiar modelos prontos.

Tema: Retrato



Sem título - Márcia, aluna
grafite e lápis de cor s/papel
Desenho de Criação


Sem título - Márcia, aluna
caneta hidrocor e lápis de cor s/papel
Desenho de Criação




A figura humana pode ser representada através do retrato de uma só pessoa ou de mais de uma, de todo o corpo ou de parte dele. Pode também procurar ser fiel à realidade ou não, pois o desenho é uma linguagem muito criativa e não só uma forma de expressão.

"A configuração da figura humana, em sua gênese, é um ótimo pretexto para observarmos o mapa da ampliação da consciência, através de um documento gráfico vivo e orgânico, é um convite para flagrarmos o processo de construção da visão de mundo da criança." (Edityh Derdyk)

Tema: Paisagem


Sem título - Márcia, aluna
grafite e lápis de cor s/papel
Desenho de Criação - paisagem rural 




Paisagem rural é um tema que representa a natureza, ou seja, as árvores, o céu, as matas, os rios, os lagos, etc.
Muitos artistas se inspiram na natureza para criar obras figurativas ou abstratas.




Sem título - Kampella - aluno, 7a. série
grafite s/papel
Desenho de Criação - paisagem urbana

Paisagem urbana é um tema que representa o meio em que vive o homem da cidade. É uma paisagem em que o homem interfere.
A perspectiva dá profundidade e torna a composição tridimensional.

"O desenho estabelece a ligação entre o mundo objetivo e a imaginação, entre a realidade e o sonho. Entre o universo individual e o universo social." (Ferreira Gullar)

É importante que o desenho não seja estereotipado, por isso quem desenha deve conhecer várias formas de expressão de um sentimento, coisas ou ideias para mudar seu desenho naturalmente e ter mais confiança no trabalho que executa, entendendo-o como singular.

Após estas atividades, foram feitas leituras de obras de arte também através de outras abordagens sobre elas, ou seja, sobre a sua função (se é utilitária, mágica), o contexto histórico, ou melhor, o que ela revela sobre a cultura de uma época e lugar, se há procupação com a verossimilhança, isto é, se pretende ser fiel à realidade, a questão formal da obra (a análise dos elementos visuais na composição: forma, cor, estrutura, unidade). É importante, também, que o aluno manuseie diferentes tipos de materiais de desenho. Nestes trabalhos meus alunos puderam usar o lápis de grafite, o lápis de cor e a caneta hidrocor.

"O tato e a manipulação dos materiais artísticos já constituem por si só, uma aprendizagem." (Victor Lowenfeld)

Veja:






Nota: Os trabalhos desta postagem não são recentes.






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