Total de visualizações de página

Elemento Visual / A Linha

Outro elemento visual é a linha.

Ela é fundamental para o desenho e mostra a intenção do artista.

"O respingo em si é feito com pinceladas delicadas e pequenas linhas; levei duas semanas para pintar o respingo." David Hockney



A LINHA

A linha surge com a união de pontos. Ela é o ponto em movimento. Ela dirige o nosso olhar. Nos exemplos abaixo ela se torna mais lenta, devido às suas interrupções:

_ __ __ __ __ __
- - - - - - - - - - - - - -
. . . . . . . . . . . . . . . . . .

Neste outro exemplo ela fica mais lenta e mais pesada:

_ l _ l _ l _ l _ l _ l _


A linha contínua é mais rápida e leve:
_____________


A linha não existe na natureza, é uma criação do homem, que é capaz de imaginá-la e com elas criar formas.



Para o desenho a linha é essencial, ela descreve a forma, ela mostra a intenção do artista, seus sentimentos, suas emoções, sua maneira de ver através do gesto, da mão. Ela pode, por isso, apresentar várias formas e provocar sensações. Pode ser reta (rigidez, dureza), imprecisa, ondulada (movimento e rítmo suave), curva ( suavidade), quebrada (movimento), vertical (elevação, esperitualidade, equilíbrio), horizontal (repousouso, calma), inclinada (movimentgo, instabilidade), espiral (movimento para o centro ou para fora), hesitante, grossa, fina, longa, curta, fraca, forte, etc. O homem com diferentes instrumentos trabalha graficamente a forma, a imagem, o significado, unindo assim, forma e expressão. A linha cria formas, mas o branco do papel também, como no desenho a seguir. 

"No céu não vemos um ponto, mas pontos. Esses pontos criam formas. Entre os pontos praticamente a linha aparece, entre vários pontos, várias linhas. O céu estrelado nos mostra pontos inumeráveis. Não são todos igualmente acentuados: uma estrela brilha mais que outra. Esses valores desiguais de luz por sua vez produzem formas. Pensai nas constelações. Elas também são formas. Digo simplesmente que a forma não está ausente do céu estrelado quando o observamos em sua aparição natural." (Mondrian)


  

"O Rapaz de Calção" - Leíse Paim
grafite s/ papel
Desenho de Observação







"A Mulher e o Sonho" - Leise Paim
técnica mista (serigrafia e guache) s/papel canson



Um desenho é formado por linhas, pontos e formas. No trabalho anterior houve a intenção de imitar a realidade, ou seja, foi criada uma cena observada, e onde as sombras da figura transmitem uma profundidade do espaço, uma tridimensionalidade.

No trabalho "A mulher e o Sonho" a intenção foi transformar uma forma abstrata numa forma figurativa, uma cena imaginada. Foi feito com tinta guache, que é uma tinta solúvel em água, opaca e com grande poder de cobertura, onde as cores claras podem ser colocadas sobre as escuras. É uma técnica de pintura mas também é usada para desenho.

A seguir um vídeo do Youtube sobre Ponto e Linha.
 


Que tal fazer agora um desenho com algumas destas linhas?



Veja em:
http://www.colegiodante.com.br/escola/webquest/fund_i/mondrian/index.htm



Nota: Os trabalhos desta postagem não são recentes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.