Total de visualizações de página

Ilusão de Realidade / O Tom

TOM

Para criar a ilusão de realidade, além da linha, é preciso acrescentar o elemento visual tom, o claro e escuro, a luz e a sombra.

" Sombras e Luzes são métodos mais eficazes pelos quais a forma de qualquer corpo pode vir a ser conhecida, porque um corpo homogêneo em luz ou escuridão não mostrará nenhum relevo e dará o efeito de uma superfície plana." Leonardo da Vinci


São as mudanças de tom que dão aparência tridimensional aos objetos. Não existe sombra sem luz. Quando a luz é fraca a sombra é menos evidente e quando há mais luzes as sombras são complexas.

Os tons dos objetos devem ser feitos em etapas sucesivas. Deve-se deixar em branco as áreas onde a luz bate mais forte, depois acrescentar o tom mais claro com pouca pressão, aos poucos, com cuidado, coloca-se os tons mais escuros e vai se fazendo a transição de tons, para dar a sensação de volume à figura. As sombras mais fortes devem ser feitas com mais pressão.



As representações abaixo são monocromáticas, ou seja, não há cores diferentes, mas diferença de tons, gradações de tons.

  

"Objetos de Bar" - Leíse Paim
Giz e Carvão s/ papel
Desenho de Observação


O tom nos objetos, através da luz, e as sombras projetadas dão a impressão de realidade.

"Objetos de Quarto - Leíse Paim
Giz e Carvão s/ papel
Desenho de Observação

"Vivemos graças à presença ou à ausência relativa da luz." Donis A. Dondis

SOMBRAS PRÓPRIAS
Observamos que nos desenhos acima a luz que incide sobre os objetos provocam sombras sobre eles, as chamadas sombras próprias. Elas permitem que os objetos adquiram volume. Próximo à sombra projetada o tom do objeto fica mais claro.




SOMBRAS PROJETADAS
Observamos também que nos desenhos acima a luz que incide sobre os objetos provocam sombras em superfícies que não fazem parte deles, ou seja, na parede e na mesa, são as chamadas sombras projetadas. O tom mais escuro delas fica junto do objeto, e ao se distanciarem dele elas vão ficando mais claras. Quando a sombra projetada se torna muito grande ela se destaca demais, por isso deve-se colocar outro objeto à frente dela. As sombras projetadas são de grande importância devido a possibiliade de darem mais movimento à relação entre os objetos (as formas positivas) e o espaço à sua volta (as formas negativas).

CONTRASTE
A luz é o nível básico da visão, a sombra é a falta de luz. A sombra mostra a relação entre os objetos e o seu local em relação à luz. Quanto mais alta estiver a fonte de luz, mais curta é a sombra e quanto mais baixa estiver a fonte de luz maior é a sombra. Para haver contraste, outro elemento visual importante na composição, é preciso que haja luz. O contraste começa com ela.
A Justaposição dos elementos cria contraste, que evita monotonia, atrai a atenção e expressa idéias.
A luz e a sombra são elementos visuais que podem ser o centro de interesse do desenho ou da pintura, como por exemplo em "Almoço na Relva" de Edouard Manet. Segundo ele a luz é o personagem mais importante na obra.



Veja em:
http://cgfa.sunsute.dk/manet/p-manet20.htm
http://2.bp.blogspot.com/_ywSvQZuuiEW/SU0QWDsWtKI/AAAAAAAAGoM/FKIdvY23rKk/s400/manet2048.jpg
http://3.bp.blogspot.com/_QWeRiRMMseE/S3RyXR-zEHI/AAAAAAAABPE/EgIG91-WV8/s1600-h/I+-+3+nao+queria+ser.jpg
http://3.bp.blogspot.com/+kDI7AY5ZZfw/TA10jCgfmtI/AAAAAAAADSQ/TOM5-gBIIye/'600/VilaVi%C3%A7osa4PB.jpg



Para se conseguir vários tons com o carvão, esfumaça-se com os dedos. Acrescenta-se giz branco sem misturar os dois materiais, para representar a luz. Depois do desenho pronto, é preciso vaporizá-lo com um fixador próprio. Pode ser utilizado sobre papel colorido, pardo e de diferentes expessuras.

"A única maneira de um artista produzir seu estilo é produzindo. As primeiras obras de arte produzidas por qualquer artista ainda não são espiritualidade que descobriu e definiu um modo de formar, mas sim espiritualidade que se utiliza de um estilo ou modo de formar já existente. O processo pelo qual um artista define seu estilo é longo e requer muito trabalho." (Gilberto André Borges)

Percebemos, então, através das informações aqui dadas, que o processo de criação de trabalhos visuais passa por etapas de exercícios, conhecimentos específicos, domínio de materiais, de técnicas, dos elementos da linguagem visual, de leituras, de vivências e de produção.

Veja em:
http://www.defatima.com.br/saladeaula/desenho1.pdf


A seguir um vídeo do Youtube sobre Desenho de Observação

Agora experimente desenhar acrescentando sombras próprias e projetadas.



"O mundo em que vivemos é dimensional, e tom é um dos melhores instrumentos de que dispõe o visualizador para indicar e expressar essa dimensão." Donis A.Dondis



Nota: Os trabalhos desta postagem não são recentes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.