Todos podem desenhar
Nas aulas de desenho meus alunos puderam perceber que todos podem desenhar, que todos podem desenvolver a capacidade de observar, que desenho é representar graficamente através de traços a forma, o movimento, a aparência, o tamanho, a posição, o volume, a textura, a luz e a sombra, o claro e o escuro. Nelas fizeram exercícios com linhas em várias direções e com diferentes espessuras a fim de soltarem o traço, observarem a diferença entre elas e conhecer seus nomes.
Sem título - Josemar, aluno
grafite s/papel
Desenho Livre
Os trabalhos acima foram alguns dos resultados de uma proposta que dei aos alunos que começavam suas aulas de artes visuais comigo, com o objetivo de fazer uma avaliação diagnóstica. Através destes desenhos puderam todos eles perceber que desenhar faz parte da essência humana, que todas as pessoas podem desenhar, já que o essencial desta linguagem são os diversos tipos de linhas, de sombras, de tamanhos, de espaços, etc. Que desenhar é representar graficamente, através de traços. Que o importante ao se olhar um objeto é observar estes elementos e não a figura em si. Eles entenderam, então, que esta é a maneira de ver do artista, é a maneira que toda pessoa criativa vê as coisas ao seu redor, porque não usa somente o lado esquerdo do cérebro, que só analisa o que vê, mas usa também o hemisfério direito deste, que vê de forma sensível, intuitiva, simbólica, que faz uma leitura visual das coisas, que vê artisticamente. Compeenderam, a partir desta proposta, que para desenhar é preciso observar bem, conhecer, exercitar as formas, ou seja, as linhas retas, curvas, círculos, semicírculos, etc.
"A tomada da consciência da forma é fundamental para o processo de desenvolvimento gráfico e do pensamento visual." (Edith Derdyk )
O pensamento construtivista, resultado das pesquisas sobre a psicogênese da lingua escrita, foi desenvolvido por Emília Ferreiro e Teberoky. Trata-se de uma metodologia na qual o professor conhece a quem ensina e o que ensina, por isso não propõe deixar que o aluno aprenda sozinho, abandonado, mas sim que se saiba sobre o conhecimento prévio que ele já possui da linguagem. Desta forma, também, o aluno toma consciência de que já a conhece e possui.
Veja em:
http://3.bp.blogspot.com/_sRFT0YvRqQ/S_rGYVnd6bl/AAAAAAAADsoqUW_tul_kE&E/s1600/espiral+chrome.Rpng
A seguir desenhos de alunos com linhas
A seguir um vídeo do Youtube sobre exercício com linhas horizontais e verticais
Agora faça você também exercícios com linhas.
"O desenho não é a forma, é a maneira de ver a forma." Edgar Degas
Nota: Os trabalhos desta postagem não são recentes.
Parabens pelo seu blog, entrei aqui atraves de um forum sobre saber desenhar, que era uma mera curiosidade... acabei encontrsndo um blog super interessante, continuarei frenquentando. Sucesso!
ResponderExcluirAnny Freitas, obrigada pelo seu comentário. Araços.
ResponderExcluir